Destaques
Contratação de operários divide opiniões de vereadores em Nova Petrópolis
Nova Petrópolis – Por seis votos a dois, a Câmara aprovou na sessão do dia 10, a contratação temporária e emergencial de oito operários, com carga semanal de 44 horas para a secretaria de Obras. Foram favoráveis Alexandre da Silva (PSB), Cláudio Gottschalk (PDT), Josué Drechsler (MDB), Kátia Zummach (PSDB), Lilian Perufo (PSDB) e Oraci de Freitas (PP). Já Egon Ackermann (Republicanos) e Tarcísio Brescovit (Patriota) foram contra.
A Prefeitura pediu autorização para a contratação, justificando que Nova Petrópolis é um município turístico e precisa fazer jus ao nome de “Jardim da Serra Gaúcha”, por isso, é preciso manter os esforços nas roçadas, na jardinagem e na limpeza. Principalmente com a chegada da primavera, quando a demanda da secretaria de Obras aumenta.
A Administração ressalta que espera suprir a demanda dos servidores via concurso público, mas ainda não é possível em razão dos limites estabelecidos pela Lei Complementar 173/2020 – Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus. Além disso, as contratações temporárias realizadas para suprir a demanda acima mencionada estão próximas de encerrar, sem possibilidade de renovação, razão pela qual se faz necessária nova autorização Legislativa.
Contrários
Egon Ackermann explicou ser contra, pois acredita que a prioridade é o investimento em máquinas. “Temos que pensar no futuro, a secretaria de Obras deve investir em maquinário. Eu vi os funcionários pintando os cordões com pincel, isso não pode mais acontecer, precisamos de máquinas”, disse.
Para Tarcísio Brescovit, agora é momento de economizar. “Não sou favorável porque precisamos poupar recursos. Também observei que, com muita frequência, estão havendo muitas contratações emergenciais por parte do Executivo”, destacou.