Conecte-se conosco

Destaques

Contratação de operários divide opiniões de vereadores em Nova Petrópolis

11/08/2021 - 17h19min

Vereadores durante a sessão de terça-feira, 10 (Créd.: Jordana Kiekow)

Nova Petrópolis – Por seis votos a dois, a Câmara aprovou na sessão do dia 10, a contratação temporária e emergencial de oito operários, com carga semanal de 44 horas para a secretaria de Obras. Foram favoráveis Alexandre da Silva (PSB), Cláudio Gottschalk (PDT), Josué Drechsler (MDB), Kátia Zummach (PSDB), Lilian Perufo (PSDB) e Oraci de Freitas (PP). Já Egon Ackermann (Republicanos) e Tarcísio Brescovit (Patriota) foram contra.

A Prefeitura pediu autorização para a contratação, justificando que Nova Petrópolis é um município turístico e precisa fazer jus ao nome de “Jardim da Serra Gaúcha”, por isso, é preciso manter os esforços nas roçadas, na jardinagem e na limpeza. Principalmente com a chegada da primavera, quando a demanda da secretaria de Obras aumenta.

A Administração ressalta que espera suprir a demanda dos servidores via concurso público, mas ainda não é possível em razão dos limites estabelecidos pela Lei Complementar 173/2020 – Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus. Além disso, as contratações temporárias realizadas para suprir a demanda acima mencionada estão próximas de encerrar, sem possibilidade de renovação, razão pela qual se faz necessária nova autorização Legislativa.

Contrários

Egon Ackermann explicou ser contra, pois acredita que a prioridade é o investimento em máquinas. “Temos que pensar no futuro, a secretaria de Obras deve investir em maquinário. Eu vi os funcionários pintando os cordões com pincel, isso não pode mais acontecer, precisamos de máquinas”, disse.

Para Tarcísio Brescovit, agora é momento de economizar. “Não sou favorável porque precisamos poupar recursos. Também observei que, com muita frequência, estão havendo muitas contratações emergenciais por parte do Executivo”, destacou.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.