Destaques

Contraturno, saúde e sossego público em pauta na Câmara de Dois Irmãos

09/02/2021 - 16h36min

Atualizada em 09/02/2021 - 16h41min

Segunda sessão ordinária do ano teve dois projetos aprovados. (Foto: Rogério Savian)

Dois Irmãos – Na segunda-feira, 8, foi aprovado por unanimidade o projeto que altera o percentual mínimo de aprovação pelos munícipes residentes nas vias urbanas ainda não pavimentadas e que poderão fazer parte do programa de pavimentação comunitária. Também foi autorizada a contratação temporária de um técnico de apoio pedagógico. Por último foi aprovado o decreto legislativo que transfere a sessão ordinária do dia 15 para o dia 17 de fevereiro, às 19h. Outras proposições apresentadas: O vereador Paulino Adalberto Renz solicitou que seja estudada a possibilidade de implementação de pórtico nas entradas /saídas do município (Av. Irineu Becker, Av. João Klauck, Ponte da Av. Sapiranga e Rua Alberto Rübenich – Travessão). O vereador Elony Nyland fez uma indicação solicitando que a Prefeitura faça a revisão da lei municipal que institui novo regramento para a concessão do benefício de transferência de renda para pessoas com deficiência. Os projetos na íntegra estão no site da Câmara.

Exposições:

Paulino Renz (PDT) – Comentou que faltam médicos nos postos de saúde. Destacou o problema da quadra de areia do bairro São João, que precisa de drenagem. Cobrou que seja convocada a RGE e a Oi para prestar esclarecimento sobre a qualidade dos problemas nos serviços prestados.

Sheila da Silva (PT) – Apresentou a angustia dos moradores que aguardam as filas por cirurgias. Comentou a preocupação de alguns pais em relação aos horários da saída dos filhos no contraturno e sugeriu fazer um levantamento da quantas crianças que precisam de horários estendidos e adequá-los.

Darlei Kaufmann (PSB) Elogiou o empenho de Jerri como prefeito e secretário da Saúde interino. Disse que é preciso buscar uma forma de equilíbrio para o problema da poluição sonora no Centro de modo que não prejudique os comerciantes, não tire o lazer dos jovens e nem atrapalhe no sossego. Disse que a lei precisa ser revista, inclusive a questão do zoneamento do Plano Diretor. Parabenizou o Ramon por puxar a frente do estacionamento rotativo. Disse que é preciso buscar uma solução para o contraturno que atenda a demanda das famílias. Essa semana será debatida a retomada dos campeonatos municipais.

Ramon Arnold (PP) Disse que muitos pais têm questionado sobre o retorno às aulas em relação ao ensino presencial ou remoto. No contraturno tem muitas famílias preocupadas com os horários de funcionamento e sugeriu que apresentem uma lista com quantas crianças precisam de horário diferenciado. Disse que a dificuldade de contratar médicos também está relacionada aos baixos salários pagos.

Ederson Bueno (MDB) – Elogiou a necessidade de rever o projeto da pavimentação comunitária. Ressaltou que as escolas Bruxinha Faceira e Imaculada Conceição já estão habilitadas a atender o contraturno. Comentou que a rua Alberto Rubenich (Travessão) não tem passeio público. Questionou o serviço feito pela RGE no Centro. Disse que será feita a drenagem da quadra de areia no São João e colocada mais areia. Cobrou do Dnit a manutenção dos bueiros junto à BR 116.

Celina Christovão (MDB) – Comentou que nem todos os postos de saúde faltam médicos e que um dos problemas é a grande quantidade de pessoas que marcam consultas e não comparecem. Disse que quando um paciente não receber o atendimento como deveria precisa registrar protocolo para depois a queixa ser apurada. Comentou que a vacinação está sendo feita nas pessoas acima de 85 anos.

Nilton Tavares (PP) Destacou a forte atuação da Brigada Militar para inibir o uso de álcool e direção, assim como a perturbação do sossego público. Disse que a BM está atuando forte na repressão do uso de drogas na Cascata por parte do pessoal que vem aos finais de semana. Comentou a importância do contraturno e que isso é investimento do tesouro livre do município. Pediu a numeração das paradas de ônibus.

Elony Nyland (MDB) – Ressaltou que os vereadores estão trabalhando unidos. Reconheceu que sempre tem queixas referentes aos atendimentos nos postos de saúde. Defendeu a redução dos juros e multas de quem deve IPTU para tornar viável a mais pessoas. Elogiou a coleta seletiva e disse que é necessário adquirir novos caminhões. Comentou a ampliação da iluminação pública.

 

Sair da versão mobile