Conecte-se conosco

Destaques

Coronavírus: menina de 13 anos pode ser confirmada como o quarto caso no Brasil

04/03/2020 - 21h29min

No dia em que o Brasil teve a confirmação do terceiro caso de Covid-19, um quarto caso testou positivo pra a doença, mas ainda aguarda contraprova para ser confirmado pelo Ministério da Saúde. Trata-se de uma menina de 13 anos, que também é moradora de São Paulo e retornou recentemente de viagem ao exterior, assim como os demais casos já confirmados.

A adolescente, que viajou para Portugal e Itália, teve uma lesão durante a viagem e passou por um procedimento cirúrgico em um hospital italiano para corrigir a ruptura de um ligamento. Ao voltar, continuou o atendimento médico no Hospital Beneficência Portuguesa, na capital paulista.

Mesmo sem apresentar sintomas, os médicos brasileiros decidiram coletar amostras para teste para coronavírus executado em um laboratório privado. O exame deu positivo e, agora, a contraprova será feita pelo Instituto Adolfo Lutz.

TRÊS CASOS CONFIRMADOS

Um terceiro paciente apresentou resultado positivo para a presença do novo coronavirus no organismo, em São Paulo, nesta quarta-feira (4/3). De acordo com o Ministério da Saúde, o material coletado do paciente foi enviado para contraprova.

A medida de contraprova é utilizada em todos os casos com resultados positivos, para confirmar a infecção. Atualmente, o Brasil tem 488 casos suspeitos de coronavírus. Outros 240 foram descartados em exames. Com mais esta confirmação em um primeiro exame, chega a três o número de infeções no país.

Todos os casos confirmados se concentram em São Paulo. Um novo balanço deve ser divulgado pelo Ministério da Saúde ainda nesta quarta-feira. A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo também monitora a situação. O governo não informou qual a origem do paciente mais recente, ou onde ocorreu a contaminação.

O caso anunciado hoje é de um paciente de 46 anos que mora em São Paulo. Ele é um administrador de empresas, natural da Colômbia, que foi atendido em 4 de março no Hospital Albert Einstein. Ele tem histórico de viagem recente à Europa: em 9 de fevereiro, ele viajou para Espanha, depois seguiu para Itália, Áustria e Alemanha.

NOVO HAMBURGO TEM NOVO CASO SUSPEITO; ESTÂNCIA VELHA E DOIS IRMÃOS TAMBÉM INVESTIGAM CASOS

A atualização desta quarta-feira (4/3) do novo coronavírus apresenta 98 casos em investigação por suspeita de infecção no Rio Grande do Sul. São 19 novos notificados desde ontem. Outros três casos foram excluídos por não se enquadrarem nos critérios de suspeito.

Na região, Novo Hamburgo apresentou um novo caso suspeito na relação divulgada pela Secretaria de Saúde. Trata-se de um morador da cidade, que retornou de uma viagem apresentando sintomas do novo coronavírus. Ele está em isolamento domiciliar.

Em Estância Velha e Dois Irmãos, dois casos suspeitos da doença permanecem em investigação. Um caso de Dois Irmãos já havia sido excluído por não apresentar sintomas compatíveis, e outro chegou a ser investigado, mas foi descartado.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.