Destaques
Corsan alerta para o baixo nível de água no Arroio Feitoria, em Dois Irmãos
Dois Irmãos/Morro Reuter – A Corsan de Dois Irmãos alerta a população dos municípios de Dois Irmãos e Morro Reuter, que são abastecidos pela Estação de Tratamento de Agua – ETA, localizada em Dois Irmãos, onde a captação da água bruta é feito no Arroio Feitoria. “Como já é de conhecimento de todos, que nos últimos meses as chuvas vem ocorrendo com pouca frequência, e com isso, reduziu muito o nível de captação da água na barragem do Arroio Feitoria. É importante relembrar que, em 2005, já ocorreu uma estiagem muito forte no Estado, e Arroio Feitoria sofreu muito com a escassez de chuvas, como consequência, afetou fortemente o abastecimento de água principalmente na cidade de Dois Irmãos. Quanto às previsões para chuvas para os próximos dias, não são nada favoráveis para voltar à normalidade do nível da barragem no arroio. A Corsan, vem tomando todas as providencias, de acordo com o plano de contingência da Unidade local, para evitar que futuramente tenha que tomar medias impopulares como racionamento. Por isso, pedimos a conscientização no uso racional da água. Enquanto não voltar a normalidade as chuvas e o nível do Arroio, é importante que todos colaborem”, afirma o gerente da Corsan em Dois Irmãos, Oneide Castro.
143 pessoas faltaram às consultas em apenas um posto de saúde de Dois Irmãos
O Rio Grande do Sul está enfrentando um período de forte estiagem e calor constante, com escasso volume de chuvas e registro da maior temperatura em dezembro nos últimos 103 anos. Nessas horas, o consumo consciente de água se faz necessário para garantir o abastecimento da população. Para lembrar que a cooperação de toda a comunidade é imprescindível nesse momento crítico do Estado, a Corsan lançou uma campanha de conscientização em todos os municípios atendidos, com foco em anúncios de rádio e de mídias sociais.
Dois Irmãos repassa R$ 95 mil para Associação Amigos dos Animais de Dois Irmãos
Pequenas atitudes diárias já fazem a diferença na preservação dos recursos hídricos e também na conta de água. Hábitos que levem ao desperdício devem ser evitados. Confira abaixo algumas dicas para usar a água com responsabilidade:
– Evitar lavar veículos, telhados e calçadas;
– Não deixe a torneira aberta enquanto lava a louça ou a roupa;
– Evite banhos longos e procure se ensaboar com o chuveiro desligado;
– Feche a torneira ao escovar os dentes;
– Opte por vassoura e balde para lavar o quintal;
– Use o regador para molhar as plantas nos horários de menos incidência de sol;
– Coloque o máximo de roupas na máquina a cada lavagem;
– Regule as válvulas de descarga;
– Fique de olho em vazamentos e torneiras pingando.