Destaques

Covid-19: municípios da Amvarc solicitam compra de cloroquina

17/07/2020 - 07h40min

S. J. Hortêncio/Linha Nova – Os municípios que compõem a Associação do Vale do Rio Caí (Amvarc) estão em processo de adquirir doses de medicamentos para o tratamento precoce à Covid-19, assim como realizou a Amvars. Entre os remédios que fazem parte do coquetel estão a cloroquina, azitromicina, ivermectina e o zinco.

Na Encosta da Serra, São José do Hortêncio e Linha Nova, que fazem parte da Amvarc, demonstraram interesse na aquisição das doses. Conforme as Secretarias da Saúde, a associação procurou os municípios recentemente para a compra, com recursos próprios, através de licitação junto ao Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Caí, o Cis/Caí.

Pedido

O secretário de Saúde, Nicolau Haas, aponta que houve interesse da própria comunidade na aquisição dos medicamentos. Segundo ele, a solicitação foi feita em conjunto com a associação, que por sua vez tem uma média de quanto cada município em questão poderá necessitar. Linha Nova não tem nenhum caso de Covid-19 registrado até o fechamento desta edição.

“Sabemos também que a população está pedindo por estes remédios. A Amvarc deverá ainda encaminhar uma solicitação formal para que haja os medicamentos. Eu mesmo sou a favor, porém os médicos precisam prescrevê-los. Ninguém vai tomá-los antes de pegar a doença, mas depois de infectado, será mais complicado. Por decisão particular, eu tomaria caso precisasse”, afirma Haas.

“Se precisar, nós teremos”

O prefeito e secretário interino de Saúde de São José do Hortêncio, Egídio Grohmann, comentou sobre o interesse do município na compra do kit. “Se tiver como adquirir os remédios, nós vamos e o médico do posto que vai saber se receitará ou não. Vamos deixar o medicamento à disposição da comunidade”. Entretanto, ainda não há previsão concreta de quando a compra dos remédios será realizada.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário