Conecte-se conosco

Destaques

Criminosos pegam foto e se passam por moradora em Dois Irmãos

24/08/2021 - 17h19min

Atualizada em 24/08/2021 - 17h26min

Criminosos se passaram pela moradora Graciete Morschbacher Petry (FOTO: arq. pessoal)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Uma moradora de Dois Irmãos, Graciete Morschbacher Petry, foi vítima de criminosos nesta terça-feira, 24. Pegaram uma foto sua nas redes sociais, criaram uma conta no whatsapp e mandaram uma mensagem para a sua mãe, pedindo para ela salvar o novo contato.

A mensagem foi enviada próximo ao meio-dia e dizia: “Bom dia. Armazena meu novo número, este será para uso pessoal. O outro ficará somente para trabalho ok”.

Logo o criminoso ainda pediu: “Conseguiu salvar?”.

Entretanto, a mãe da vítima desconfiou, questionando-a se de fato estava com um número novo. Ela imediatamente desmentiu e, com isso, comprovou-se que alguém estava se passando por ela.

Estelionatários

O motivo? Possivelmente para tentar aplicar um golpe, como já foi muito noticiado nos últimos meses: pedem valores emprestados, cujas transferências devem ser realizadas de forma imediata para atender alguma suposta emergência.

Os criminosos do outro lado enviaram a mensagem somente para a mãe de Graciete, entretanto, a vítima disse que o mesmo aconteceu com outros moradores do município que procuraram-na depois que publicou o alerta nas redes sociais: sempre alguém, com a foto da vítima, dizendo ter trocado de número.

Ao longo do dia, também, o mesmo número usou de diferentes fotos, para tentar lesar outras pessoas.

Fique alerta e desconfie sempre

Recentemente, o mesmo aconteceu em Santa Maria do Herval quando, em apenas alguns dias, criminosos se passaram por várias outras pessoas. É importante ressaltar que não se trata de clonagem do número; o que os estelionatários fazem é pegar uma foto da pessoa em alguma rede social e, em posse de um banco de dados clandestino, mandam mensagens para os contatos alegando terem trocado de número; posteriormente, pedem, através de “um favor”, que faça uma transferência para atender alguma emergência.

A polícia orienta que, em qualquer circunstância parecida, se entre em contato com a pessoa através de uma ligação ou, então, pessoalmente, para averiguar a veracidade do que foi dito na mensagem.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.