Destaques
Cuidado para não cair em golpe no WhatsApp
Região – É de extrema importância se manter alerta quando se trata de mídias sociais, aplicativos de conversas ou links em e-mails. Nesta terça-feira, um dos colaboradores do Jornal O Diário, quase foi vítima de um golpe, e por pouco não teve seu celular hackeado. Por se tratar de um usuário do mundo digital, atento e informado dos acontecimentos, conseguiu evitar um grande prejuízo e danos em sua conta. A tentativa não deu certo.
Vários alertas estão sendo divulgados vastamente, mas muitas vezes, as pessoas não acreditam que pode ocorrer tão próximo. Desta forma, fica um alerta como forma de utilidade pública: atenção redobrada; não aceite links, códigos ou convites que não tenha certeza de ser real. Os criminosos estão preparados para esta prática. E se não focar nos detalhes, poderá ser a próxima vítima, pois eles terão acesso aos seus contatos e suas fotos de perfil, fazendo com que a pessoa acredite se tratar realmente de seus amigos ou familiares. Fique bem atento.
Como funciona
Quando o aplicativo é roubado, o golpista consegue acesso total aos seus contatos e pode enviar mensagens se passando pelo titular, com seu próprio número. Os criminosos podem conseguir roubar contas de várias formas, como phishing (golpes através de links), compra ilegal de banco de dados e estelionato (quando se passa pela vítima, pedindo dinheiro aos contatos da mesma, ou o pagamento de contas através de transferências).