Destaques

Curta-metragem com cenas gravadas em Herval será exibido no 48° Festival de Cinema de Gramado

03/09/2020 - 11h31min

Atualizada em 03/09/2020 - 19h29min

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Um dos locais mais famosos de Santa Maria do Herval será visto por milhares de pessoas durante o 48º Festival de Cinema de Gramado. A Caverna dos Bugres é cenário de uma sequência de cenas do curta-metragem Fragmentos ao Vento: 1945, selecionado para a Mostra Gaúcha de Curtas. A produção do diretor Ulisses Da Motta será exibida entre os dias 19 a 22 pelo serviço de streaming Canal Brasil Play, tendo em vista que pela primeira vez o Festival de Cinema ocorre de maneira virtual. A data das gravações no local não foi informada, mas, provavelmente, foram feitas no último ano pois os corrimões do ponto turístico já estavam revitalizados.

Segundo Ulisses, o filme é a primeira parte de um longa-metragem que contará a história de uma família no decorrer dos últimos 100 anos, chamado Fragmentos ao Vento. A expectativa é que o projeto completo esteja pronto no prazo de três a quatro anos. “A ideia é que possamos viabilizar um longa-metragem que conte a história de uma família começando nos dias de hoje e indo para o passado até chegar na década de 1920”, comenta ele, destacando que o curta que estreia em Gramado deve percorrer o circuito de festivais até 2021.

O enredo de Fragmentos ao Vento: 1945 conta a história de Senhorinha, uma mulher negra que vive junto a uma colônia de imigrante alemães oprimidos pela ditadura do Estado Novo. A protagonista é vivida pela atriz Paula Souza e conta com cenas que percorrem locais turísticos com importante contexto histórico. Além de Santa Maria do Herval, as cidades de Montenegro, Sinimbu, Bento Gonçalves, e São Leopoldo, serviram de cenário para as filmagens. “A Caverna dos Bugres no passado foi morada de populações indígenas e sua história a transforma no cenário perfeito para o curta. No filme, o local é refúgio do personagem Josué, descendente de indígenas e vivido pelo ator Marcos Guarani”, diz Ulisses, destacando que que a relação entre as populações originais da região e os colonos alemães também é um dos temas que o enredo aborda.

Outra destaque da produção é a força feminina, presente não só no enredo de Fragmentos ao Vento: 1945, mas também por trás das câmeras. Mais da metade da equipe é formada por mulheres, que ocupam cargos importantes da direção de fotografia e roteiro até trilha sonora e som. “Igualdade de gênero nas equipes é uma pauta levantada pelas profissionais do audiovisual. Há técnicas e artistas em todas as áreas da cadeia cinematográfica. Nossa equipe de câmera e elétrica é quase toda feminina, por exemplo”, diz o diretor.

A produção do curta é da Colateral Filmes, Pé de Coelho Filmes e Ulisses Da Motta, em parceria com Forno FX, Shogun FX, e Ampli Studio. As Prefeituras de São Leopoldo, Sinimbu, e Santa Maria do Herval prestaram apoio institucional, cedendo espaços públicos para as filmagens. Já o apoio cultural é de: Funny Feelings, Giordani Turismo, Studio Leo Zamper, Destak Móveis Rústicos, Locall.

O trailer oficial do curta já está disponível em: https://youtu.be/rTKk3S7zil8

Fragmentos ao Vento: 1945
Ficha técnica:
Direção: Ulisses Da Motta
Roteiro: Ulisses Da Motta e Marina Cardozo
Produção: Eduardo Christofoli, Maiara Fantinel e Ulisses Da Motta
Fotografia: Tiemy Saito
Arte: Gianna Soccol
Figurino: Mariane Collovini
Música: Clarisse Diefenthäler
Som: Roberto Coutinho e Raysa Fisch
Montagem: Alfredo Barros
Elenco: Paula Souza, Bruno Fernandes, Ursula Collischonn, Frederico Vittola, Marcello Crawshaw, Marcos Guarani, Maurício Schneider

Sair da versão mobile