Destaques

Da fronteira para o comando da Brigada Militar de Dois Irmãos

12/09/2021 - 10h29min

Tenente Elton já passou por Porto Alegre, Gramado, Canela, Caxias do Sul, Ivoti, Morro Reuter e agora é o Comandante de Dois Irmãos (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – O comandante da Brigada Militar de Dois Irmãos, Tenente Elton de Souza Dhein, 40 anos, é natural de Crissiumal – no Noroeste do Rio Grande do Sul – e veio para a região com a família quando tinha oito anos, em meados de 1988.

Em Crissiumal, na região de Esquina Uruguai, trabalhavam como agricultores e na época haviam poucos incentivos; em busca de condições melhores, vieram para Ivoti que tinha amplas oportunidades, principalmente no setor calçadista. Vieram todos, os oito filhos, pai e mãe.

Começou a trabalhar logo cedo, já aos 10 anos, ajudando a família. Aos 14 anos assinou a carteira no Fröhlich, posteriormente trabalhou na Laticinios Ivoti, atuou também como cobrador de ônibus na Socaltur e com materiais de construção.

Hoje, comandante da Brigada Militar de Dois Irmãos, o Tenente Elton lembra de como tudo começou. Conta que a motivação de entrar para a BM surgiu quando ainda era um garoto, através dos policiais que observava trabalhando na rua em Ivoti. “Na época eu via os soldados Baudo, Vanderlei e Ângelo. Então aquilo acabou despertando meu interesse pela profissão”.

Esse sentimento foi se fortificando. Certa feita, quando trabalhava como cobrador de ônibus, viu um anúncio de concurso para a Brigada Militar em um jornal na antiga Rodoviária de Novo Hamburgo. “Decidi que era isso. Peguei 15 dias de férias na Socaltur e consegui passar”.

Elton prestou o concurso em 2002 e ingressou na Brigada Militar como soldado em 2004, aos 23 anos. Começou atuando em Porto Alegre e ficou lá por quase três anos. Passou por também por Gramado, Canela e Caxias do Sul.

Em 2007 foi para Ivoti, cidade onde cresceu, permanecendo no quartel até 2015 quando assumiu o comando da Brigada Militar de Morro Reuter.

Em julho de 2018 se formou no curso de tenente e assumiu o comando da Brigada Militar de Dois Irmãos, cidade com a qual possui fortes ligações. “É um lugar calmo e com pessoas participativas. Somos uma polícia próxima à comunidade”, diz, ressaltando o trabalho em conjunto de diferentes órgãos e o apoio do Consepro, bem como o Proerd que é um dos destaques de Dois Irmãos e que contribui para o contexto da segurança pública.

Elton quando entrou para a Brigada Militar em 2004

Elton durante a formatura, com a sua esposa Vera Lúcia

“O conhecimento é importante em qualquer área”

De acordo com o Tenente, conforme determinam as diretrizes institucionais, o trabalho da Brigada Militar é baseado em indicadores criminais para controle. Desta forma a Corporação atua em ações preventivas que objetivam a segurança e o bem-estar da comunidade como um todo. Nos últimos meses o foco tem sido a fiscalização no trânsito, para reduzir ocorrências de acidente, e a repreensão à perturbação de sossego alheio.

Elton é formado em Direito, com pós-graduação em Penal, Processo Penal e Direito Militar. É professor no curso de formação da Brigada Militar na área do direito e penal.

O Tenente continua estudando, estando no início da faculdade de Letras; o objetivo é ser professor no futuro. “O conhecimento é importante em qualquer área. Eu vejo que o profissional não pode parar no tempo para não ficar para trás”.

O Comandante mora em Dois Irmãos, junto à sua esposa e filho. “Me identifico com a cidade”.

 

 

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário