Conecte-se conosco

Destaques

Dados atualizados diariamente ajudarão no combate ao coronavírus em Ivoti

16/04/2020 - 09h35min

Ivoti – Um levantamento realizado pela criada Comissão de Gestão e Análise de dados sobre o Covid-19, criada no início do mês, aponta que ao menos 3.916 ivotienses, sejam eles com mais de 60 anos ou não, fazem parte do grupo de risco para o novo coronavírus. Este e outros dados serão apresentados nesta quinta-feira, 16, para o Comitê de Controle de Risco do Covid-19, em reunião na Prefeitura.

Conforme os dados que serão apresentados, destes quase quatro mil ivotienses do grupo de risco, 2.480 são idosos e outros 1.436 são pessoas com menos de 60 anos, mas que apresentam doenças crônicas. O levantamento aponta também que ao menos 85 destes idosos residem em lares, onde as visitas estão suspensas e os cuidados também foram redobrados.

Leitos e atendimentos

De o dia 2 de abril até a última terça-feira, 14, o Ambulatório de Doenças Respiratórias em frente ao Mais Vida atendeu 96 pessoas, com uma média de 7,4 atendimentos por dia. Os dados levantados pela Comissão também analisam diariamente a situação do Hospital São José, que atende não apenas a Ivoti, mas também Lindolfo Collor, Presidente Lucena e São José do Hortêncio.

De acordo com o prefeito, este acompanhamento serve para prever a situação do hospital, indicando quando e se será necessária um aumento da capacidade. “A nossa meta neste trabalho é acompanhar de perto, entre outras coisas, a utilização dos leitos do hospital. Caso precise, nós já sabemos com um tempo de antecedência quando será preciso buscar outras alternativas”, destacou.

Atualmente, o Hospital São José conta com cinco respiradores, que podem atender a mais de uma pessoa, e 31 leitos onde o paciente em situação grave aguardaria um leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em algum outro hospital do Estado que seja referência no combate ao coronavírus.

Investimento

Martin também destaca a atenção dada pelo município no combate ao novo coronavírus. Segundo o chefe do executivo, até o momento, já foram empenhados R$ 800 mil na luta contra a doença. Entre os investimentos estão a aquisição de três respiradores, seis bombas de infusão, oito monitores, equipamentos de proteção individual, pulverizações nas vias, passeios e praças públicas, montagem do ambulatório de campanha, além da ampliação de horas médicas e de técnicos de enfermagem e exames já previstos.

Testes e EPI’s

Chegaram ontem os testes rápidos encaminhados pelo Governo do Estado, além de outros equipamentos a serem utilizados no combate à doença. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, são 80 testes que serão realizados em profissionais do setor e da segurança pública. Também nesta quarta-feira, 15, a Prefeitura recebeu 200 máscaras, 1000 luvas e 500 toucas para servidores.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.