Destaques

Deputado Issur Koch solicita medidas contra a AME no STF

10/08/2020 - 21h14min

Atualizada em 10/08/2020 - 21h26min

Durante recente viagem a Brasília, o deputado estadual Issur Koch se reuniu com o ministro-presidente do Supremo Tribunal Federal – STF, Dias Toffoli, tendo como pauta algumas solicitações em relação ao tratamento da doença Atrofia Muscular Espinhal – AME.

O parlamentar gaúcho explicou que o principal tema abordado foi a celeridade nos casos de pacientes com AME, que buscaram a Justiça e dependem da solução desses processos para que eles possam receber o tratamento.

Além disso, o deputado destacou que outros dois pontos foram abordados com Dias Toffoli. Um deles foi a regulamentação do remédio Zolgensma na Anvisa, responsável por liberar o tratamento no país. De acordo com Issur, já há um processo para que isso aconteça. “Em média, um remédio demora 120 dias para ser aprovado. O da AME já está com mais de 180 dias e ainda não conseguiu a liberação”, contou.

O terceiro ponto levado por issur ao presidente do STF, Dias Toffoli, foi o entendimento de que é obrigação do Estado oferecer o remédio aos pacientes. Este tema também foi encaminhado através de ofícios à primeira-dama, Michelle Bolsonaro, solicitando a inclusão do tratamento através do SUS.

Sair da versão mobile