Conecte-se conosco

Destaques

Dia das Crianças: Walter mantém vivas as brincadeiras de criança

11/10/2021 - 10h44min

Walter Wommer com a primeira bicicleta produzida por ele em ferro e madeira há cerca de 30 anos (Crédito: Leila Ermel)

Ele faz bicicletas de ferro e brinquedos de madeira

 

Por Leila Ermel

 

Lindolfo Collor – Neste ano, nosso personagem de destaque para o Dia das Crianças é uma pessoa que mantém acesa a alegria, a bondade e leva muito a sério aquele conselho que nos sugere mantermos sempre viva nossa criança interior. Walter Wommer, 63 anos, teve uma infância muito marcante, ele e os irmãos viviam com a família em condições simples, não existiam brinquedos tecnológicos naquela época e nem tinham condições e acesso a brinquedos comprados.

“A gente tinha que inventar nossos próprios brinquedos, criar nossas brincadeiras. Sempre gostei de pegar os carretéis de linha, que na época eram de madeira, fazia deles minhas carroças e pegava sabugos de milho para ser os bois. E assim íamos nos divertindo e criando outros brinquedos. Fomos muito felizes na nossa infância, eram outros tempos”, recorda.

 

Walter Wommer, com a esposa Diva e a filha caçula Daniela, e as pets da casa (Crédito: Leila Ermel)

 

Primeira bicicleta – Casado há 42 anos com Diva, e pai de 4 filhas, Daniela, Deisi, Sandra e Andreia, é um homem muito família, dedicado a comunidade, adora ver a felicidade das crianças e pessoas que ajuda. Trabalhou muito em mecânica, em várias atividades, aprendendo muito a reaproveitar pelas e materiais. Certo dia, há cerca de 30 anos, a filha Deisi queria uma bicicleta. Ele lembrou da bicicleta Bandeirantes que era moda na sua infância, o sonho de muitos que não podiam ter. Decidiu então ir para a ferraria e criar uma bicicleta de ferro com banco de madeira, inspirado naquele modelo tão especial de suas memórias.

Acreditem, ele ainda tem a bicicleta e ela continua funcionando. A peça fez parte da vida de muitas gerações, a começas por suas filhas, tendo passado por familiares e amigos, e hoje sendo usada pelos netos, os irmãos adotados Abel e Djariatu, e Artur. Walter passou a produzir mais bicicletas de ferro que já foram entregues a várias pessoas de outras cidades, além de levar muita diversão para as crianças das escolas de educação infantil Bom Pastor e Jardim dos Sonhos, que encomendaram as unidades.

Chegar na residência da família te remete a uma viagem pelo tempo, tem um cata-vento feito por ele onde os personagens, um gremista e um colorado, fazem o objeto funcionar trabalhando juntos. No pátio, uma bicicleta antiga na decoração, além de outros objetos que contam histórias da família. O amor, a gentileza e o bom coração está em tudo naquela casa, em toda a família. A filha Daniela, a mais nova, fala com orgulho do pai e de tudo que ele já fez por elas e hoje faz pelas crianças e pelos netos.

 

 

“”Sempre pegavam no pé dele por ser pai de quatro meninas. Ele sempre foi muito carinhoso, zeloso e um pai especial, fico muito feliz em ver o trabalho dele ser reconhecido, ter tanta procura. E hoje com os netos ele pé ainda mais maravilhoso, vive fazendo brinquedos e se divertindo com eles. As coisas que ele cria fazem as crianças saberem da história, da infância de outras épocas, do simples”, fala Daniela.

Walter mora há cerca de 18 anos em Lindolfo Collor, produz vários brinquedos e estas bicicletas reforçadas e que fazem a felicidade da gurizada. Quem tiver interesse de falar com ele pode contatar pelo 51 99671.8651.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.