Destaques

Dia ensolarado e bom público: Herval lança seu primeiro Caminho Autoguiado

23/10/2021 - 09h34min

Atualizada em 23/10/2021 - 09h37min

Participantes saíram junto à Igreja e salão da comunidade de Morro dos Brugres Baixo (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – O berço da colonização de Santa Maria do Herval amanheceu movimentado neste sábado, 23, com o lançamento do primeiro Caminho Autoguiado do município. Cerca de 200 inscritos saíram às 8h de frente ao salão e igreja da comunidade de Morro dos Bugres baixo e estão percorrendo cerca de 14 km do Trajeto Bugerber.

Os roteiros autoguiados fazem parte da proposta de constante evolução no turismo. Como o próprio nome já apresenta os caminhos poderão ser percorridos de forma autônoma, com orientações através de placas sinalizadoras que contêm informações via QR Code.

VEJA AS FOTOS DA CAMINHADA DE HOJE (Créd. Cleiton Zimer):

O secretário de Turismo, Marcos César Stoffel, explica que a localidade de Morro dos Bugres Baixo, o Bugerberg, foi escolhida como marco inicial para os roteiros pois é lá que – de acordo com os dados históricos – se estabeleceu o primeiro povoado germânico no município.

Neste lançamento foi necessária a inscrição prévia, cujo trajeto conta com carros de apoio. Assim será em todas as localidades no qual o projeto for implantado. Depois disso as placas instaladas ficarão permanentemente permitindo que cada um faça o caminho autoguiado, seja a pé, de bicicleta, moto ou carro, em qualquer horário, de responsabilidade individual.

Turismo e economia interligados

Em cada localidade o percurso será em formato de circuíto, com a chegada no mesmo ponto da partida. A comunidade poderá preparar lanches, vender artesanatos e tudo o que têm a oferecer. Marcos explica que é um benefício de mão dupla, no qual os visitantes poderão conhecer as belezas naturais, cultura, culinária, empreendimentos e todas as riquezas do município; e, ao mesmo tempo, os moradores serão beneficiados com mais fomento e giro na economia. “Santa Maria do Herval é privilegiada com suas riquezas naturais. Falta sabermos como receber, como usufruir. E isso é um começo”, pontua.

Explorando o interior

Cada trajeto, após ser implantado na localidade, ficará disponível no site da Prefeitura. Lá podem ser conferidas todas as informações, como histórico e dados da comunidade, além de mapas. O Secretário explica que os moradores podem contribuir com informações e ideias, de forma a fazer com que o projeto seja, de fato, de todos.

Nesse trajeto do Bugerberg os visitantes passarão por pontos de riquezas naturais, criações de gado, produtores de batata, fábrica de chocolate e muito mais. No final, ainda poderão desfrutar de uma bela cascata, registrando o momento em fotos”.

A previsão é que, a partir de agora, cada mês tenha o lançamento em uma comunidade até que o projeto esteja implantando em todas.

Curiosidade

Roteiros autoguiados não são uma novidade na região. Linha Nova e Ivoti já possuem os seus. Entretanto Santa Maria do Herval será o primeiro tendo um para cada localidade, o que foi pensado diante da extensão territorial do município.

Turismo rural

O secretário Marcos revela que já estão estudando a possibilidade de, no futuro, implementar um outro roteiro exclusivamente rural, passando por lavouras e conhecendo as particularidades da agricultura local, com destaque nas produções familiares.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário