Destaques

DIÁRIO RURAL: Criação de coelhos ajuda morador de Nova Petrópolis a enfrentar depressão

24/09/2021 - 10h56min

Tiago Nogueira com seu coelho Harvey (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – De acordo com dados da OMS, até janeiro deste ano o Brasil era o segundo país no mundo com o maior índice de pessoas com depressão, representando 5,8% da população mundial, atrás apenas dos Estados Unidos, com 5,9%. Já uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), realizada em fevereiro em onze países, mostra que o país lidera o número de casos durante a pandemia, com 59% da população.

No entanto, a doença é um problema muito mais antigo que a Covid-19 e, em 2019, atingiu Tiago Nogueira do Amaral, hoje com 29 anos. Ele foi diagnosticado com depressão e buscou ajuda psicológica. Foi então que a profissional recomendou que ele focasse em algo que ele gostasse e lhe fizesse bem, pois isso faria com que ajudasse em sua recuperação. “Eu passava praticamente todo o meu tempo dentro do quarto, com a cabeça a mil”, conta Tiago.

Tiago com seu primeiro coelho, o Thor (Créd.: Dário Gonçalves)

Então, como sempre gostou de animais, decidiu que teria sua própria criação. Começou aos poucos com um coelho e um porquinho-da-índia. Mas então, pouco antes da pandemia começar, ele perdeu seu emprego e não conseguiu encontrar outro devido a situação de crise. Neste momento, ele se via mal e vendo outras pessoas fazendo o que gostavam, e foi então que resolveu usar o dinheiro recebido do auxílio emergencial para investir nos roedores e iniciar sua criação.

Mini zoo

Atualmente, Tiago possui centenas de animais. Segundo ele, são 56 coelhos, 50 porquinhos-da índia, 40 canários-belgas, 30 manons, 25 periquitos, 12 pombos, duas codornas, e ainda 10 gatos e três cachorros. Tudo isso, incluindo adultos e filhotes, totalizam 229 animais que ele afirma distribuir cuidados e carinhos de maneiras iguais.

Seu primeiro coelho foi o Thor, da raça Netherland, cuja característica principal são suas orelhas curtinhas. Outro que também é muito especial para ele é o Harvey, da raça Mini Rex. Aliás, os nomes dos animais costumam ser sempre alusivos a algum personagem do mundo dos quadrinhos e cinema. Além de Thor e Harvey, tem também o Coringa, a Arlequina, a Aria, entre tantos outros. É uma forma de trazer referências de algo que ele gosta, para um hobbie que se tornou paixão.

Cuidados com os animais

Tiago é quem faz todo o trabalho com os animais (Créd.: Dário Gonçalves)

Tiago é formado em Assistência Veterinária, e por isso sabe muito bem como cuidar dos animais e tratá-los de acordo às necessidades. Também participa de grupos com outros criadores, alguns deles com décadas de experiência e que o orientam no que for preciso. Junto à área que ficam os animais, há uma tabela onde ele controla as datas em que os filhotes deixam o desmame e datas de reprodução. Os remédios também estão presentes.

As gaiolas são limpas diariamente, assim como os potes de água e comida, que basicamente consiste em ração e grama. Aos poucos, ele vai adaptando o criadouro e melhorando as estruturas. Todos os dias ele vai ao local e passa a maior parte do dia com os bichinhos. “Eu perco as horas aqui, é onde me sinto bem e esqueço dos problemas”, comenta.

Apoio familiar

A família de Tiago sempre o apoiou na atividade, principalmente seu pai. No entanto, há pouco mais de três meses ele acabou falecendo. Hoje, sua grande incentivadora é sua mãe, que desde o início também deu forças para o filho enfrentar a depressão. “Ela gosta quando eu estou aqui, pois é a maneira que eu tenho de deixar o meu quarto”, afirma.

De hobby à renda extra

Conforme foi adquirindo mais animais, Tiago fundou o Criatório Nogueira Mini Coelhos, e hoje, além de cuidar dos bichinhos, também vende os filhotes. Ao todo são cinco raças diferentes: Lion, Netherland, Holandês, Mini Rex e Lop. Embora “Netherland”, signifique “Holandês”, em inglês, as duas raças possuem diferenças. E também porquinhos-das-índia e Canários-Belgas.

Os coelhos são mais procurados por famílias que têm crianças pequenas. Inclusive o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, foi uma das datas em que houve mais procura pelos filhotes. Natal e Páscoa também são períodos de boas vendas. Recentemente, uma ninhada especialmente rara nasceu. Os filhotinhos da raça Holandês nasceram completamente branquinhos e com olhos azuis. Quem tiver interesse, pode entrar em contato com Tiago pelo fone (54) 99177-7242.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário