Destaques
Diego propõe multar vândalos em até R$ 20 mil em Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – O presidente da Câmara de Vereadores, Diego Joel Lechner (PDT), encaminhou uma indicação ao Executivo pedindo que seja elaborada uma Lei que institua sanções administrativas para os casos de vandalismo praticados no município.
De acordo com a proposta, o objetivo é coibir ações que desrespeitam o patrimônio público ou privado aplicando multas e a recuperação do bem danificado. “Os atos ocorrem corriqueiramente contra bens particulares e públicos, aos quais são empreendidos recursos de toda a comunidade, que diante da recuperação tem encargo redobrado para o conserto e recuperação”.
De acordo com o documento aprovado por unanimidade pelos demais colegas vereadores, as sanções administrativas implicam multa de um a vinte salários mínimos, além da recuperação, pelo próprio infrator, do bem danificado – o que deverá ser feito com apoio de equipe qualificada designada pela Prefeitura.
A multa será aplicada conforme a gravidade do ato e compete à fiscalização do município.
Vários casos de vandalismo
O município tem registrado vários casos de vandalismo recentemente, em diferentes localidades. Foram derrubadas placas em Padre Eterno Baixo; quebraram o chimarródromo na praça de Boa Vista do Herval; entortaram um posta antes da inauguração da iluminação do caminhódromo no bairro Amizade, onde também vandalizaram lixeiras há alguns dias.
Recentemente dois indivíduos – a princípio menores de idade -, destruíram o telhado de uma parada de ônibus em Boa Vista e depredaram uma câmera de monitoramento de uma residência próxima. Entretanto, as imagens foram gravadas e os envolvidos identificados; os responsáveis dos mesmos teriam arcado com os custos do prejuízo causado.