Destaques
Diego Schuh é o novo patrão da ACTG Portal da Serra em Dois Irmãos
Dois Irmãos – A nova patronagem da ACTG Portal da Serra foi escolhida na noite da terça-feira, 15, com 68 votos favoráveis e 25 contrários. Neste ano teve chapa única, intitulada “Das coisas simples da gente” e liderada pelo Diego Joel Schuh. A posse aconteceu durante a assembleia, mas o exercício será a partir de 1º de janeiro. Diego vai assumir para a gestão 2021/2022, no lugar de Olídio Gass. De acordo com o novo patrão eleito, o grupo dará continuidade aos projetos que estão em andamento na área cultural artística e campeira. Quer continuar a parceria com município, seja através da participação da entidade nos Conselhos de Cultura e da Criança e do Adolescentes. Também fazendo gestão e auxiliando na resolução de problemas, abrindo as portas da entidade para toda a comunidade.
“Entendemos que nestes últimos dois anos muito se avançou na organização da entidade. Mas acreditamos que precisamos aprimorar as estratégias de gestão e nos conectar a modernidade”. Neste sentido estão propondo a informatização da área administrativa e financeira o que será prioridade. “Entendemos ser muito importante a transparência dos recursos financeiros e das ações da entidade, pois se trata de uma organização da sociedade civil organizada e possuímos um compromisso com a nossa cidade”.
A ACTG Portal da Serra possui 23 anos de história e tradição em Dois Irmãos. “É referência e também somos resistência, pois somos a única entidade da região que assumiu o Estilo Campeiro e portanto tem nas obras de Paixão Cortes e Barbosa Lessa os expoentes para a forma de ser e fazer cultura gaúcha”.
Manter o diálogo e respeito
Nestes últimos anos Diego esteve atuando na área artística e cultural da entidade, que o colocava em contato direto com a juventude tradicionalista. Ele ressalta que o Movimento Tradicionalista Gaúcho iniciou dentro do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, nos idos de 1947. Na época os jovens que eram ligados ao grêmio estudantil do colégio viram a necessidade de preservar os hábitos e os costumes do povo de antigamente. Para ele, se desde lá o jovem tem papel atuante na construção do movimento tradicionalista, nada mais justo do que estar aberto para ouvir suas críticas, mas acima de tudo colocar em praticas suas propostas e suas necessidades. “Penso que manter este canal de dialogo e de respeito, não só ao jovem mas as crianças, adultos e idosos é fundamental para termos uma entidade forte e unida”.
“Este momento é rico de sentido. Ser o Patrão de uma entidade tradicionalista é carregar consigo a tradição de todo um povo e isso muito me honra. Os associados confiaram em mim e no grupo que montamos para estar a frente da entidade. Vamos incentivar e fomentar a participação de todos nos processos decisórios, afinal de contas a entidade é dos associados, é da cidade e precisamos colocar em prática os projetos que todos desejarem, desde que eles representem a tradição, o folclore e a história do nosso povo. Montamos um grupo de patronagem forte, jovem, comprometido e muito estudioso e acreditamos que este é o diferencial do nosso grupo de trabalho”.
Que é o novo patrão?
Diego Joel Schuh, 41 anos, faz parte da ACTG há cinco anos. É assistente social no INSS de Dois Irmãos, bacharel em Serviço Social pela UNISC, pós-graduado em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Dois Irmãos 2019/2020, Sota-Capataz da ACTG Portal da Serra 2017/2018, diretor artístico e cultural da ACTG 2019/2020, vice-diretor artístico da 30ª Região Tradicionalista, conselheiro fiscal da 30ª RT 2021 e avaliador regional de Concurso de Prendas e Peões da 30ª RT. “O dia 15/12 foi um dia histórico para a nossa entidade. Ficará marcado na memória de todos aqueles que estavam lá e eu estou muito honrado em assumir essa missão, juntamente com uma equipe extremamente qualificada e comprometida com a nossa entidade e com o bom tradicionalismo. Agora é hora de focar na união da entidade, no trabalho que propomos realizar e na promoção da cultura e da história do nosso povo.
Patronagem:
Patrão: Diego Joel Schuh
Capataz Cultural: Kelvin da Silva Penedo
Vice-Capataz Cultural: Steffani Leticia Marques
Capataz Artístico: Cristiane Fruhling Wagner
Capataz Social: Carlos Brodbeck
Vice-Capataz Social: João Carlos Wagner
Capataz Campeiro: Renan Dalanhol
Vice-Capataz Campeiro: Elieser Kunrath
Capataz de Esportes: Sandro Angnes Schwarzer
Vice-Capataz de Esportes: Daniela Bertoglio
1° Sota-Capataz: Iara Sausen
2° Sota-Capatz: Kiara Ott Stoffel
1° Agregado Das Pilchas: Alexsandro da Silva Souza
2° Agregado Das Pilchas: Eduardo Thome
Apoio Financeiro: Margarete Blume Vier
Conselho Fiscal
1° Titular: Thaís Lauck
2° Titular: Lauri Agostinho Boll
3° Titular: Lairton Paulus
1° Suplente: Eduardo Farias
2° Suplente: Sidnei Paulo Machado
3° Suplente: Miterio Rothe