Destaques

Diversas Prefeituras da Serra também tiveram o site invadido por hackers

11/02/2021 - 11h18min

Atualizada em 11/02/2021 - 11h28min

Site da Prefeitura de Pinto Bandeira foi um dos invadidos

Serra – Os hackers que invadiram o site da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis na madrugada desta quinta-feira, 11, também atacaram os sites de outras Prefeituras da Serra Gaúcha. A mensagem “Hacked by D3coder & K4sh”, juntamente à foto de dois homens armados, foi exibida no portal das Prefeituras de Antônio Prado, Barros Cassal, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Fagundes Varela, Flores da Cunha, Jaquirana, Nova Pádua, e Pinto Bandeira.

Ao que parece, a invasão se limitou a modificar a foto principal das matérias e seus títulos. Os conteúdos das notícias não foram mexidos. No entanto, alguns destes conteúdos foram removidos por inteiro para eliminar a ação dos hackers.

Além dos ataques nesta noite, uma busca no Google por D3coder & K4sh mostra que as invasões por estes hackers já aconteceram em alguns portais ainda em 2020.

Falha na segurança

Os sites invadidos possuem algo em comum. Todos foram desenvolvidos pela empresa Webde, que trabalha com mais de 40 portais públicos de Prefeituras e Câmaras. O portal da Prefeitura de Nova Petrópolis, por exemplo, também foi desenvolvido pela mesma empresa, contudo, conta com um sistema de segurança maior, só podendo ser acessado de dentro da Prefeitura.

De acordo com o Desenvolvedor de Softwares, Bruce Luan Hoffmann, ataques como esses podem ser considerados ações de hackers novatos, que estão treinando seus conhecimentos para invasões maiores. “É possível que eles estejam querendo brincar, pois se fossem realmente bons, teriam entrado em sites mais qualificados”, afirmou. Vale lembrar que, por serem portais públicos, não há vazamento de dados.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário