Destaques
Diversos roteiros desbravarão as localidades do Teewald
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Em constante evolução no turismo o município lançará seu primeiro Caminho Autoguiado. Será no dia 23 de outubro em Morro dos Bugres Baixo e, gradualmente, o projeto será implantando nas demais localidades. Como o próprio nome já apresenta os caminhos poderão ser percorridos de forma autônoma, com orientações através de placas sinalizadoras que contêm informações via QR Code.
O secretário de Turismo, Marcos César Stoffel, explica que a localidade de Morro dos Bugres Baixo, o Bugerberg, foi escolhida como marco inicial para os roteiros pois é lá que – de acordo com os dados históricos – se estabeleceu o primeiro povoado germânico no município.
Marcos mostra as placas que estarão em todo o trajeto (FOTO: Cleiton Zimer)
No lançamento será necessária inscrição prévia, cujo trajeto contará com carro de apoio. Assim será em todas as localidades no qual o projeto for implantado. Depois disso as placas instaladas ficarão permanentemente permitindo que cada um faça o caminho autoguiado, seja a pé, de bicicleta, moto ou carro, em qualquer horário, de responsabilidade individual.
Turismo e economia interligados
Em cada localidade o percurso será em formato de circuito, com a chegada no mesmo ponto da partida. A comunidade poderá preparar lanches, vender artesanatos e tudo o que têm a oferecer. Marcos explica que é um benefício de mão dupla, no qual os visitantes poderão conhecer as belezas naturais, cultura, culinária, empreendimentos e todas as riquezas do município; e, ao mesmo tempo, os moradores serão beneficiados com mais fomento e giro na economia. “Santa Maria do Herval é privilegiada com suas riquezas naturais. Falta sabermos como receber, como usufruir. E isso é um começo”, pontua.
Como se inscrever
As vagas para participar do lançamento do Trajeto Bugerberg, que terá 14 km com dificuldade moderada/alta, são limitadas e encerram dia 20 de outubro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo turismo@santamariadoherval.rs.gov.br, informando nome, idade, contato e município de residência. A largada será no dia 23, às 8h, no salão da Comunidade Católica, ao lado da Igreja.
Explorando o interior
Cada trajeto, após ser implantado na localidade, ficará disponível no site da Prefeitura. Lá podem ser conferidas todas as informações, como histórico e dados da comunidade, além de mapas. O Secretário explica que os moradores podem contribuir com informações e ideias, de forma a fazer com que o projeto seja, de fato, de todos.
“Nesse trajeto do Bugerberg os visitantes passarão por pontos de riquezas naturais, criações de gado, produtores de batata, fábrica de chocolate e muito mais. No final, ainda poderão desfrutar de uma bela cascata, registrando o momento em fotos”.
A previsão é que, a partir de agora, cada mês tenha o lançamento em uma comunidade até que o projeto esteja implantando em todas.
Curiosidade
Roteiros autoguiados não são uma novidade na região. Linha Nova e Ivoti já possuem os seus. Entretanto Santa Maria do Herval será o primeiro tendo um para cada localidade, o que foi pensado diante da extensão territorial do município.
Turismo rural
O secretário Marcos revela que já estão estudando a possibilidade de, no futuro, implementar um outro roteiro exclusivamente rural, passando por lavouras e conhecendo as particularidades da agricultura local, com destaque nas produções familiares.