Destaques
Doe sangue e ajude o adolescente Rafael
Estância Velha – A doação de sangue é um ato que salva vidas, mas nem sempre os hemocentros têm estoque disponível para atender as demandas, ainda mais durante a pandemia. No entanto, as pessoas que necessitam de transfusão não podem esperar. Por isso, fica o pedido a todos os doadores para que sigam fazendo esta ação.
Ajude o Rafael
No momento, Rafael Cardoso dos Santos, 15 anos, do Rincão dos Ilhéus, precisa do apoio desta corrente de doações. Ele estava internado no Hospital Municipal Getúlio Vargas, recebendo reposição de sangue, com possibilidade de alta, dependendo do resultado dos exames. Diagnosticado desde 2016 com Retocolite ulcerativa, uma inflamação no intestino grosso, doença sem cura, mas que exige tratamento contínuo, ele passa por algumas crises, que ocasionam etapas de hemorragia, seguida de anemia.
Em consequência disso, é necessária a internação para tratamento e bolsas de sangue. Conforme a mãe, Bruna Cardoso, a crise anterior foi no ano passado, quando ficaram uma semana no Hospital São Lucas (PUC), em Porto Alegre, onde melhorou após receber algumas bolsas de sangue. “Em janeiro de 2021, encaminhamos gastro novamente pela secretaria municipal de Saúde, mas até o momento não fomos chamados ainda. Segundo eles, devido a Covid. A Semsa informa que ele está no nível 2 de espera, considerando que os casos de Covid são o nível 1 de prioridade”, destaca. “Ele até pode fazer a cirurgia para retirar a capa inflamada do intestino, mas corre risco de ficar para sempre com a bolsinha colostomia e mesmo assim não é 100% garantido”, desabafa Bruna.
Hemocentro de Porto Alegre
Além do jovem, o município precisa do apoio dos doadores de sangue para o Hemocentro de Porto Alegre, que abastece várias cidades. Assim, é possível manter o estoque do Banco de Sangue e seguir suprindo as necessidades quando necessário. No caso do adolescente, devem informar que sua doação é destinada à Rafael Cardoso dos Santos, de Estância Velha. Lembrando que todas as doações para pacientes do município devem ser realizadas na unidade de Porto Alegre.
Família
A mãe Bruna está gestante de 37 semanas, tem uma menina de 4 anos, além do Rafael. Ela está acompanhando a condição do filho a distância, por ser considerada de risco, no entanto, pede a ajuda de quem puder para doar sangue. “Rafa segue precisando de doação, pois sempre sem nenhuma dificuldade por atenção do hospital de do banco de sangue. Por isso pedimos mais doações, para repor o utilizado, mas também porque tudo que vai, volta. Sempre incentivamos a doação, creio que por isso nunca tenha faltado para o Rafa. Mas esta reposição no hemocentro é necessária. Gratidão a todos”, finaliza.