Conecte-se conosco

Destaques

Dois Irmãos 62 anos: Hans esteve mais de 30 anos à frente da Sociedade Santa Cecília

10/09/2021 - 16h41min

Aloísio Hansen fala dos bailes e do torneio de verão

*por Fábio Radke

Dois Irmãos – Os tradicionais bailes da Sociedade Santa Cecília estão na lembrança de muitos moradores de Dois Irmãos e da região. Sinônimo de sucesso, as promoções movimentavam a bilheteria e colocavam o público para dançar. Pelo palco passavam os principais conjuntos musicais da região Sul do País. E a presença da comunidade nas dependências da entidade, em outros momentos, também acontecia graças a uma atração esportiva – o tradicional Torneio de Verão da Sociedade Santa Cecília. A competitividade das equipes era um atrativo a parte em emocionantes jogos de futsal nas quadras. E por trás de todo esse sucesso estava o então ecônomo Aloísio Hansen, 61, o popular Hans, que ao lado do sócio e irmão José Reinaldo Hansen, o Nalde, 66, organizava os eventos. A dobradinha de sucesso teve início no dia 28 de maio de 1984 e encerrou, recentemente, em 31 de dezembro de 2020. Uma trajetória de 31 anos à frente das programações no local. “Assumimos a partir de uma concorrência pública aprovada pelo Conselho Deliberativo da Sociedade composto por 28 membros. A relação somente teve fim com o início da pandemia e o fim do contrato”, afirma.

O saudosismo toma conta de Hans quando ele recorda dos populares bailes que aconteciam na sociedade localizada no Centro da cidade. “Uns dois bailes eram realizados mensalmente. Hoje não se faz mais bailes como antigamente. Esses bailes acabaram caindo fora em 2009”, destaca. O desinteresse dos jovens, a redução do número de sócios, a concorrência de pubs e festas regionais, são alguns dos fatores mencionados para o fim do ciclo de bailes. O ex-ecônomo lembra que no auge dos eventos, cada edição tinha duas pistas de dança abertas, no começo, sempre com duas bandas tocando ao vivo. “Chegou a ter um público recorde de 6.200 pagantes em um único baile. O palco principal da sociedade recebia as principais bandas do momento”, recorda. A animação naquela noite ficou a cargo das bandas Impactos e Os Atuais.

Torneio de verão

O que também sempre garantiu boa presença de público na Sociedade Santa Cecília foi à disputa do Torneio de Verão. A competição nasceu 1986 e a última edição foi ano passado. “Na época tinha apenas uma competição regional como a nossa, em Novo Hamburgo, que era disputado na Fenac. E hoje já não existe mais”, comenta Hans. Segundo o idealizador, as primeiras dez edições eram somente com dez times e jogavam todos contra todos. Na fase seguinte iniciava o quadrangular final. A partir de uma procura maior de equipes interessadas, as edições posteriores tinham divisão por chaves e com 20 equipes ao todo. “Era somente feita uma premiação com troféus e, mais tarde, com os recursos dos valores das inscrições passamos a dar um prêmio em dinheiro também. A Prefeitura passou a incentivar a promoção com recursos para o pagamento da arbitragem e troféus. Ainda tínhamos a venda de publicidade”, explica. Hans finaliza com um agradecimento especial a todos que fizeram parte desse período de sucesso das promoções. “Agradeço a todas as diretorias do período, os conselheiros, associados e frequentadores. O apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores e também da Brigada Militar”, finaliza.

Jogos da competição eram disputados no ginásio da entidade

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.