Conecte-se conosco

Destaques

Dois Irmãos: celebração do Dia de Todos os Santos

31/10/2021 - 21h50min

Data é comemorada no dia 1º de novembro

Padre de Dois Irmãos explica o significado da data

Por Carla Fogaça

Dois Irmãos- O dia primeiro de novembro é celebrado em todo o país como o Dia De Todos os Santos. A comemoração teve origem no século IV, na Antioquia, quando se recordavam os santos mártires no primeiro domingo após Pentecostes. Nessa festa do calendário cristão, são lembrados e homenageados todos os santos e mártires, conhecidos ou não. No ano de 835 d.C., o papa Gregório IV decide dedicar o dia 1º de novembro a todos aqueles que tiveram uma vida santa, mas não foram lembrados ou reconhecidos oficialmente como santos pela igreja católica.

Segundo o Padre Alexsandro Lemos da Silva, o dia lembra a dimensão celestial da Igreja. “Celebramos as três dimensões: os triunfantes, que são os Santos que conhecemos, os militantes, que somos nós e os padecentes, que são aquelas que já se foram”, explica.

Ainda de acordo com o Padre, quem seguia Jesus era chamado de ‘Santo’, o que fica claro no livro de apocalipse. “É um dia de comunhão e unidade dedicado a todos nós das três dimensões”, reforça.

Missa de Celebração

As Igrejas Católicas comemorarão a data no fim de semana seguinte, nos dias 6 e 7, durante as missas que já ocorrem nesses dias. “Sempre quando uma comemoração cai em dia de semana, transferimos para o fim de semana seguinte”, explica o Pe. Alexsandro.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.