Destaques

Dois Irmãos: Clube Festivo Arranks comemora 21 anos de fundação nesta segunda-feira

14/03/2021 - 16h31min

Dois Irmãos – Há exatos 21 anos, os amigos Ademar Steffens, Roberto Hedler, Elio Pauleti e Flávio Hansen fundavam um time festivo para participar dos jogos de futebol no município. De lá para cá, o grupo cresceu, prosperou e está envolvido não apenas no esporte, mas também no Kerb e em ações sociais voltadas para além bairro Travessão, onde foi fundado.

O Esporte Clube Festivo Arrankabaço, encurtado carinhosamente pelos membros e amigos para Arrank’s, celebra hoje seu aniversário de fundação. O atual presidente, Fernando Kunz, relembra como foram os primeiros anos do time de futebol. “Foram os fundadores que pagaram o primeiro fardamento do Arrankabaço, por eles serem pais de alguns jogadores que estavam participando dos jogos. No começo só tinham os 12 jogadores, depois de alguns anos que começamos a trazer mais gurizada para perto”.

E foi neste momento que o já falecido Ademar, citado pelo atual presidente como um dos principais nomes que fundou o time, começou a voltar ações também em prol de questões sociais. “Ele sempre queria o bem da gurizada, Como ele era o mais velho da turma, não queria que ninguém se envolvesse com drogas ou algo do tipo, sempre incentivando o futebol e o bem ao próximo”.

Este ideal de ação social e também de formação de grupo que é praticamente uma família segue até hoje. “É bom fazer parte do Arrank’s. Não é só um clube festivo, é uma família também, porque aqui muitos amigos se formaram e não temos maldade nenhuma em prejudicar alguém, só queremos ajudar o próximo”, completa Fernando.

Kerb de São Miguel

Fernando conta também que o grupo foi tomando uma proporção maior e uma procura maior pela comunidade para fazer parte depois das participações no Kerb de São Miguel. “O auge mesmo foi quando começamos a fazer as danças no meio do pessoal, Até as pessoas que estavam assistindo começaram a participar”.

Os membros que mais se envolviam nas questões dos campeonatos e das danças, conta o presidente, eram Júlio Pauleti e sua esposa Priscila. “Aquilo era uma diversão para todos nós. E ao mesmo tempo a comunidade via que estávamos fazendo o bem, porque até as crianças participavam”. Parte do valor arrecadado pelas inscrições para participar do grupo no Kerb era destinado para a Liga Feminina de Combate ao Câncer e a para a APAE. “Nós não fazíamos o Kerb para fins lucrativos”.

Membros vestidos de palhaço em ação pelo dia das crianças no ano passado

Fazendo a alegria das crianças no Travessão

Um dos principais momentos do ao para o Arrank’s é a festinha das crianças, promovida todo dia 12 de outubro. Fernando conta que eles utilizam parte do dinheiro do grupo para pagar os brinquedos infláveis, cachorro-quente, bala e pirulito, além de comprarem alguns brinquedos para distribuir entre as crianças do bairro Travessão.

Em função da pandemia, em 2020 a tradicional festinha com as crianças não pode ser feita. Mas para não deixar a data passar em branco, eles organizaram uma carreata para distribuir doces e brinquedos para os pequenos do bairro. “É um evento muito importante e emocionante para nós, em ver aquelas crianças brincando com a gente. No 12 de outubro passamos o dia com elas vestidos de palhaços. É gratificante”.

Além disto, o grupo também ajuda nos eventos organizados pela Associação de Moradores. A pandemia também fez algumas das principais ações de arredação do Arranks serem adiadas. O time estava organizando o “Arranks Burger” para este final de semana, como uma celebração do aniversário de 21 anos, mas em função da bandeira preta o evento foi adiado para abril.

Atual diretoria do Arrank’s

Presidente – Fernando Kunz
Vice – Pamela Fritsh
Tesoureiro – Paulo Diel
Vice – Niusa Dullius
Comissão organizadora de eventos – Vilmar Dullius, Margarida, Guido, Jandir, Ivonei, Raquel, Vagner (Tomate), Joice e Ana (Preta)

Sair da versão mobile