Destaques

Dois Irmãos: Geraldo e Erica Hennemann fazem schmier colonial em casa há 40 anos no Vale Direito

25/03/2021 - 07h18min

Dois Irmãos – Tão longo quanto o matrimônio deles é o tempo em que Erica e Geraldo Hennemann produzem a tradicional schimier colonial em casa, no Vale Direito, com produtos tirados da própria roça. Ele, que completa 76 anos nesta quinta-feira, 25, e ela, que tem 66, estão casados há 52 anos e há 40 fazem o delicioso doce que encanta familiares e amigos.

Geraldo mostra uma das abóboras que são utilizadas para produzir a schmier

O produto é feito principalmente para consumo próprio e para vender a conhecidos. Geraldo conta que, mesmo acabam as compotas de schmier e eles indicam outro local para comprar, seus clientes e amigos preferem até ficarem sem o doce, no aguardo de uma nova leva. Para ele, o diferencial está justamente em produzirem em casa, com todo amor e dedicação. “Tudo o que precisamos para fazer a schmier nós plantamos aqui na nossa roça”.

E cuidar desta plantação é a principal rotina do casal, principalmente para Geraldo, que ainda conta com o serviço do ajudante Rogério Boll. No seu terreno, eles plantam a cana-de-açúcar, batata, aipim, abóboras, além de cuidarem de árvores frutíferas e uma horta. Geraldo afirma que cada leva de schmier rende cerca de 60 a 70 quilos do doce. O casal também produz melado, mas este dá um pouco menos, segundo o aposentado, com cerca de 40 kg por leva.

Tranquilidade

Nascida e criada no Vale Direito, Erica já sabe das maravilhas que é morar nesta região que, apesar de ter um ar de interior, fica bem próxima ao centro de Dois Irmãos. Já o seu marido, Geraldo, é nascido no Travessão Rübenich, mas eles estão há 40 anos morando no Vale Direito, em propriedade que pertencia à família de Erica. “Aqui é um lugar muito bom de morar. Não tem barulho algum, é tranquilo”, conta ela.

Erica Hennemann segurando um dos potes com o tradicional doce colonial

Saudades de um carteado

Afastados do convívio com outros amigos desde março do ano passado, o que mais deixa Erica com saudade é de um carteado. Ela conta que faziam jogos frequentes entre com alguns amigos do Vale Direito. Ela também está desde então sem fazer as oficinas de hidroginástica que ela realizava em função de um problema na perna.

Ainda assim, a alegria deste estilo de vida que escolheram para si é iminente no rosto. O dia em que a reportagem visitou Erica e Geraldo foi importante por outro motivo: haviam acabado de receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Mas ainda ressaltam que é tempo de se cuidar.

Geraldo jogou por cinco anos no time do Vale Direito

Zagueiro Central dos 11 Amigos

As amizades e o envolvimento na comunidade do Vale Direito ainda levaram Geraldo a jogar por cinco anos no Esporte Clube 11 Amigos, o primeiro time de futebol fundado em Dois Irmãos. Ele não é da época de fundação, mas atuou como zagueiro central antes de trocar para as cores do União, onde jogou por mais um tempo. O antigo campo do 11 Amigos fica nas propriedades do casal. Geraldo conta que sente saudade dos tempos em que se encontrava com os amigos para jogar futebol no campo do time.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário