Destaques

Dois Irmãos: irmã Lucilla completa 60 anos de irmandade religiosa neste sábado

30/07/2021 - 09h41min

Atualizada em 30/07/2021 - 09h47min

Por Luis Soares

Dois Irmãos-  Nascida em Boa Vista do Herval no dia 25 de agosto de 1941, Lucilla Ceschini, de 81 anos, dedicou sua vida à ações sociais, pedagogia, coordenação de escolas, instituições de caridades e trabalhos voltados para a recuperação e incentivos aos jovens. Irmã Lucilla, como é carinhosamente conhecida, mora na Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria faz 2 anos e neste sábado,31, completa 60 anos de irmandade religiosa.

 

A freira Lucilla quando ainda usava hábito da congregação

 

Conheça a história

Sem o consentimento dos pais, Lucilla ainda jovem com apenas 13 anos, decidiu que iria ter uma vida diferente, foi então que foi atrás do seu sonho, “largou” a vida comum para ser freira.

“Eu era muito jovem, tinha apenas 13 anos quando tomei a decisão de me tornar uma irmã religiosa, ser uma freira, enfrentei a resistência dos meus pais, mas fui insistente e fui trabalhar durante dois anos no Hospital em Santa Maria do Herval, comecei como ajudante, mas logo depois meu destino foi Porto Alegre, mesmo sem formação eu trabalhei lá por 3 anos, depois fui para São Paulo em 1959 e fiquei 3 anos em formação, mas foi em 1961 que me formei Irmã Religiosa e passei a usar o hábito religioso, a roupa de freira”.

 

Irmã Lucilla rodeada pelas crianças, que foram sua grande inspiração em toda sua trajetória na vida religiosa, no Colégio Glória de POA, em 1968

 

Quando voltou novamente para o Rio Grande Sul, já com formação na irmandade religiosa e pronta para trabalhar, Lucilla cuidou menores infratores em Porto Alegre, onde ficou até o ano de 1963, logo depois voltou aos estudos e se formou em Pedagogia, passando a lecionar em Arroio Grande e voltou para dar aulas em escolas e instituições da Região Metropolitana. Mas seu destino novamente seria o Estado de São Paulo, onde trabalhou com 80 crianças e uma casa de assistência, nessas idas e vindas, o destino final seria Dois Irmãos, precisamente na Escola Imaculada, onde lecionou e trabalhou na área da educação até decidir que era hora de parar.

 

Com algumas irmãs e sobrinhas comemorando aniversário há cerca de 10 anos

Família

Irmã Lucilla tem familiares morando em Dois Irmãos, a irmã Blandina é casada com Nilo Klaus, que tem as filhas, genros, netos e bisneta morando na cidade também. E tem familiares morando em Estância Velha também, irmão e irmãs, com sobrinhos, entre eles uma de nossas jornalistas. Com uma vida muito agitada, agora se mantém mais resignada, com cuidados da saúde junto às amigas que fez na congregação.

Exemplo

“A nossa amada Tia Lucilla é uma pessoa que nos deixa um legado de ensinamentos, de amor ao próximo, de muita fé e amor a Deus. Uma mulher que inspira bondade e sempre dedicada a vida religiosa. Ter acompanhado seus 50 anos de ordenação no Colégio Imaculada Conceição, e hoje poder acompanhar estes 60 anos, nos enche de orgulho. Fica nosso abraço e agradecimento, por termos convivido com sua presença em nossa família”, afirma a sobrinha Leila Ermel.

Hora de parar

“Eu tomei uma decisão, seria hora de parar, não por ter cansado, mas sim pelo tempo em que dediquei a minha vida para Deus, desde minha juventude, fui insistente na minha decisão, fiz bastante coisa nessa vida, ajudei pessoas, fiz o que Deus sempre quis, hoje tenho 81 anos, com paz interior, faço algumas atividades ainda, eu faço tricô, crochê, faço ainda terços artesanais, leio bastante, eu moro aqui na Congregação das Irmãs Imaculado Coração de Maria faz 2 anos, gosto daqui, tenho amigos, sempre fui uma jovem ativa, praticava esportes, mas hoje só quero aproveitar o resto da minha com sossego e paz, lá se vão 60 anos de irmandade religiosa, me sinto feliz por isso e sigo os exemplos da nossa fundadora Bárbara Maix” finalizou Irmã Lucilla.

Sair da versão mobile