Conecte-se conosco

Destaques

Dois Irmãos: luteranos celebram 503 anos do Dia da Reforma no próximo sábado (31)

29/10/2020 - 15h24min

Celebração dos 500 anos da Reforma, em 2017, reuniu igrejas na Praça do Imigrante (Créditos: Rogério Savian)

Dois Irmãos – Há exatos 503 anos, na distante Wittenberg, no estado da Alta Saxônia, na Alemanha, o monge agostiniano Martin Luther finalizava suas 95 teses que seriam pregadas na porta de igreja no dia seguinte: 31 de outubro. Sabe-se da história que ação de Martinho Lutero, como é conhecido nos países de língua portuguesa, que principalmente criticava a “venda do perdão” realizada à época pela Igreja Católica, culminou na excomungação dele e de seus seguidores, dando início à Reforma Protestante e à Igreja Luterana.

A reportagem do Diário ouviu os pastores de Dois Irmãos sobre a importância desta data para a comunidade luterana e sobre o que ela nos ensina nos dias de hoje. O final de semana também será marcado pelas celebrações do Dia de Todos os Santos, no domingo, 1º, e de Finados, na segunda, 2.

“A Reforma precisa ser contínua”

A Pa. Cláudia Pacheco, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, destaca um ponto comentado pelo P. Dr. Júlio César Adam, na Revista Sinodal do mês de outubro: “A Reforma nos ensinou a olhar para o principal, Jesus Cristo e a partir da fé reformar a Igreja. Ou seja, a Reforma possibilitou à Igreja encontrar sua razão de ser e a partir daí reorganizar a vida, entender o sentido mais profundo da existência”.

A Reforma surge em cena para motivar reflexões e mudanças a respeito da vida em si mesma e das tradições cristãs. À época, a atitude de Lutero abalou não só a teologia, mas a sociedade e a economia, pois a religião fazia parte do tecido social e até da política da Idade Média.

Neste sentido, o pastor Oscar Zimmermann, da Igreja Evangélica Luterana, afirma que a Reforma continua a ensinar a todos a justificação pela fé, sempre em reflexão do assunto. “A Reforma precisa ser contínua. A Igreja tem que estar sempre em constante reforma. Nós aprendemos com os erros do passado, que a história nos ensina. Lutero também nos diz que o justo viverá por fé”.

Celebrações separadas

Tradicionalmente, o Dia da Reforma unifica os cultos das duas Igrejas Luteranas da região, assim como houve em 2017, na celebração dos 500 anos da data, que ocorreu na Praça do Imigrante, com a participação até dos párocos da Igreja Católica. Em função da pandemia, principalmente para evitar aglomerações, IECLB e IELB farão cultos separados em suas respectivas igrejas ao longo do final de semana, ambas com confirmação de jovens.

Horários de cultos:

  • IECLB: Reforma: Culto às 20 horas em Dois Irmãos no sábado, 31, e em Boa Vista do Herval no domingo, 1º de novembro, com confirmação.
  • IELB: Haverá culto da Reforma com confirmação no sábado, 31, às 19 horas, e no domingo 1º, às 8h30min.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.