Destaques
Dois Irmãos possui escolas inscritas na Olimpíada da Língua Portuguesa
* por Fábio Radke
Região – Com inscrições abertas até o dia 30 de abril, a Olimpíada de Língua Portuguesa, está nos planos de integrantes de escolas da região. O concurso, que chega a 7ª edição, reconhece o trabalho de professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas do Brasil. Em Dois Irmãos, a professora de língua portuguesa Vanessa Orsi Cechinatto irá participar da competição com as escolas Matheus Grimm (6° ao 9° ano) e Primavera (8° e 9° ano), nas categorias Memórias Literárias e Crônica. Com opção de livre adesão para as entidades de ensino do município, outras inscrições ainda devem ser feitas ao longo do mês.
A participação de Vanessa será a terceira dela na iniciativa nacional. “Esta edição será um pouco diferente das outras. A olimpíada geralmente era bem voltada ao texto dos alunos e quem ganhava tinha a oportunidade de fazer interação com outros estudantes em quatro capitais do País. Este ano será um pouco mais voltada para o trabalho do professor”, relata a professora. Ela afirma que o próximo passo será desenvolver oficinas para adaptar a iniciativa ao ensino não presencial e tentar fazer a produção do gênero textual de cada categoria.
O regulamento da Olimpíada deste ano será mais voltado para um protagonismo dos professores. “Será relatado a prática de um professor, de como ele abordou os textos, como conseguiu atingir os alunos. Esse relato será avaliado e pode ser premiado. Em caso de premiação, a turma com a qual esse professor realizou esse trabalho também será reconhecida”, acrescenta. O chamado Relato de Prática deve ser enviado com um conjunto de materiais que relatem o trabalho desenvolvido com a turma. “O relato de prática será um texto reflexivo, considerando o tema da olimpíada, e voltado para pensar sobre nosso lugar, nossa cidade, Estado, nossa família, aonde a gente vive, cada um vai pensar uma situação acontecida em nossa realidade. Será dentro de uma linha do tempo com imagens, vídeos, trabalhos e para mostrar a evolução dos alunos no estudo daquele gênero textual especifico de cada idade”, afirma Vanessa. É permitida a participação de professores de língua portuguesa e seus estudantes nas seguintes categorias: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo e Opinião.
Diferentes etapas
Com o objetivo de aproximação da escola com a comunidade e território, a edição deste ano tem o tema “O lugar onde vivo”. Da inscrição até a final, em dezembro, serão diversas etapas ao longo do ano. As oficinas nas escolas seguem até o dia 5 de agosto. A partir disso, começam as seguintes etapas classificatórias: Escolar (6 a 16/8), Municipal (20 a 31/8), Estadual (03/9 a 01/10), Semifinal (13/10 a 16/11) e a Nacional (30/11). O evento de premiação com a revelação dos professores e turmas vencedores acontece no dia 10 de dezembro. No ano de 2008, ocorreu a primeira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Os professores devem fazer a inscrição e a Secretaria de Educação do município, a adesão no site: www.escrevendoofuturo.org.br/concurso.