Destaques

Dois Irmãos recebeu apoio do Estado para combater o Aedes aegypti

13/03/2022 - 17h56min

Agentes do Estado estão ajudando no combate ao Aedes aegypti (Créd. PMDI)

Dois Irmãos – De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura na sexta-feira, 11, o município está com 241 casos positivos de dengue. Outros 199 estão em análise e duas pessoas permanecem internadas.

Diante do agravo, agentes de Saúde e carros especiais, equipados com máquinas de aplicação de inseticida UBV do Governo do Estado, estão no município desde quarta-feira realizando um trabalho intensificado no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Profissionais estão percorrendo as ruas para conscientizar a comunidade (Créd. PMDI)

A secretária de Saúde, Júlia Lopes de Oliveira, reforça que é de responsabilidade de todos os cidadãos o combate à dengue. “Convidamos toda a população a reservar 10 minutos para revisar suas casas, os seus quintais, eliminando os focos do mosquito”.

O agente do Centro Estadual de Saúde (CEVS), da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Elson Pedro Rezende da Silva, ressaltou que a participação da população é fundamental no combate ao vetor e devem redobrar os cuidados dentro da sua própria casa. “Desde ontem estamos realizando ações no município, as ações precisam e devem ser em curto prazo de dias”, relatou Elson.

Aplicação do inseticida

O inseticida já foi aplicado em diversos bairros, como o cronograma previamente anunciado pelas redes sociais da Prefeitura. As pessoas devem fechar suas casas durante a aplicação, guardando suas roupas e protegendo os animais, rações e alimentos. Quem cria abelhas sem ferrão deve colocá-las em local fechado e cobri-las com um pano ou plástico e esperar pelo menos 1h após a aplicação.

Focos de água parada podem ser denunciados pelo telefone (51) 3564-8871.

Sintomas

Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, do no corpo e nas juntas, manchas vermelhas pelo corpo.

Faça a sua parte:

– Revise seu quintal 2 vezes por semana;

– Jateie as bromélias com um jato de água forte 2 vezes por semana;

– Fure os vasos e elimine os pratinhos dos vasos;

– Coloque tela milimétrica em cisternas, bombonas e ralos que ficam com água;

– Mantenha a piscina clorada e limpa;

– Mantenha a calha limpa;

– Cuidado com o lixo, entulhos e pneus;

– Disponha de 10 minutos por semana para combater o mosquito.

 

Projeto Global adere à campanha

contra o mosquito da dengue

 

Crianças estão aprendendo, na escola, a importância de combater o mosquito

O Projeto Global, no Bairro Industrial, tem continuado a sua campanha contra o mosquito da dengue, nos turnos da manhã e da tarde.

As professoras Meriéle Reinke, Daiane Sosinho e Guisela de Oliveira, assim como os demais profissionais, estão reforçando e discutindo com as crianças, de forma lúdica e expositiva, a importância e cuidados que devemos para conter a doença.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário