Notícias
Dois Irmãos registra mais um caso suspeito de coronavírus
Dois Irmãos – Uma pessoa procurou atendimento médico, na tarde da última sexta-feira (28), na Emergência 24h de Dois Irmãos, após apresentar sintomas do coronavírus Covid-2019 ao retornar ao Brasil.
Segundo o secretário de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, Afonso Bastian, a pessoa passou por atendimento e exames, já encaminhados para análise do Laboratório Central do Estado (Lacen), mas foi liberada e está em isolamento domiciliar. “A previsão é que os resultados dos exames fiquem prontos até a próxima quarta-feira. Estamos seguindo todas as orientações conforme o Ministério da Saúde”, disse Afonso.
No Município teve duas suspeitas do vírus no final do mês de janeiro, mas descartados após os exames.
O Ministério da Saúde incluiu oito novos países em alerta de casos suspeitos do novo coronavírus: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia. Os países que já estavam no critério são: Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Singapura, Tailândia e Vietnã.
Sintomas e prevenção
Os sintomas podem parecer como o de uma gripe ou resfriado comum, o que dificulta o diagnóstico, por isso, é importante que quem esteve em viagem recente para a região de início de circulação do vírus, a China, comunique aos profissionais de saúde da sua Unidade Básica de Saúde.
Os sinais comuns da infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse e dificuldade para respirar. Nos casos mais severos, a infecção pode evoluir para pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e até óbito.
Segundo autoridades chinesas, muitos dos pacientes diagnosticados inicialmente tiveram alguma ligação com um grande mercado de frutos do mar e animais vivos, sugerindo disseminação de animais para pessoas.
Mas com a crescente confirmação de casos, conclui-se que a transmissão agora é de pessoa para pessoa. O coronavírus pode ser transmitido de forma semelhante à influenza ou outros vírus respiratórios, pelas gotículas respiratórias, por tosses e espirros em curta distância, ou contato com objetos contaminados pelo vírus, confira dicas de prevenção:
– Lavar as mãos com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
– Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após lavar as mãos).