Destaques

Dois Irmãos: saiba quem são os novos padres da Paróquia São Miguel

09/12/2020 - 17h39min

Dois Irmãos – Desde o último sábado, 6, a Paróquia São Miguel está sob coordenação de dois novos padres. Os padres Alexsandro Lemos da Silva e José Hilário Immig assumiram o posto que era comandado pelo padre Dirceu Ritter, que foi transferido para a Paróquia Sagrada Família do bairro Rincão, em Novo Hamburgo.

Antes atuando à frente da Paróquia São Jorge, de São Leopoldo, o padre Alexsandro comenta sobre sua vinda para Dois Irmãos. “Será um desafio para mim. Lá eu tinha apenas cinco comunidades. Aqui são 12 comunidades. É um desafio pastoral também para nós. Mas eu conheço Dois Irmãos e tenho um carinho enorme por aqui. Foi onde iniciei minha caminhada vocacional”.

Antes trabalhando como Diretor Espiritual do Seminário Maior de Viamão, o padre José Hilário destaca seu lema de ordenação em sua vinda para Dois Irmãos. “Servir com alegria e simplicidade. Que possamos todos estar a serviço, viver com simplicidades e vivenciar cada dia intensamente. Acho que vou encontrar a realidade paroquial trabalhando aqui”.

Alexsandro ainda elencou a presença e a participação da comunidade católica no município. Para ele, foi muito gratificante a acolhida e zelo por eles, citando a forte raiz cultura dos fiéis. “É um povo que sempre procura o sacerdote. Foi uma acolhida com muito sentimento. Muitos se colocando à disposição para trabalhar e muitos vêm até a secretaria para conhecer os novos padres”.

Quem é o Padre Alexsandro

Natural de Sapiranga, o padre Alexsandro Lemos da Silva, de 30 anos, se ordenou em novembro de 2014. Após, foi vigário paroquial em Rolante em 2015 e, entre 2016 e novembro deste ano, foi pároco da Paróquia São Jorge, em São Leopoldo. Ele já residiu em Dois Irmãos, quando estava no Seminário Menor e estudava no Colégio Imaculada Conceição. Ele será o pároco da Paróquia São Miguel.

 

Quem é o Padre José Hilário

Natural da Joaneta, em Picada Café, o padre José Hilário Immig, de 63 anos, é ordenado desde 1985. Ele já trabalhou em Campo Bom, Novo Hamburgo, Pelotas, Sapiranga, Parobé, Nova Petrópolis e Estância Velha, além de Diretor Espiritual no Seminário Maior de Viamão, onde estava antes de ser transferido para Dois Irmãos. Ele será vigário paroquial da Paróquia São Miguel.

Ecumenismo

Elencado pelo Padre Dirceu em sua despedida, a parceria com as igrejas luteranas também foi comentada pelos novos padres. “Estamos abertos ao fortalecimento do ecumenismo, que parece ser muito forte aqui. Esta aproximação é fundamental para manter viva a tradição religiosa de Dois Irmãos”, falou o padre Alexsandro.

Já o padre José Hilário comentou sobre sua passagem por Sapiranga, onde os padres e pastores se encontravam uma vez ao mês. “É uma coisa muito bonita cultuar o ecumenismo e fortalecer esta unidade. Cria-se uma amizade muito forte entre os pastores e os padres”.

Missas em alemão

Em suas primeiras palavras como vigário paroquial, no sábado, o padre José Hilário usou a língua alemã para agradecer a vinda para Dois Irmãos. Neste sentido, os padres pretendem retomar as missas em alemão na Paróquia São Miguel. “Hoje há muitas pessoas de fora, mas não diminui a intensidade da comunidade alemã aqui. E vamos dar continuidade nesta questão cultural”, disse o padre Alexsandro.

Retorno da catequese

Após o cancelamento do ano catequético na Paróquia São Miguel, a catequese será retomada em 2021. As inscrições para o 1º ano de eucaristia abrem no dia 1º de fevereiro e seguem até o dia 6 do mesmo mês. Os encontros serão no Centro Pastoral e nas comunidades.

Horário de atendimento

Uma das primeiras alterações também foi no horário de atendimento, que momentaneamente será das 8h30 às 10 horas e das 14 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8h30 às 10 horas aos sábados. O padre Alexsandro destaca que esta decisão é provisória, e vai de encontro ao decreto municipal, provavelmente até o final do ano.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário