Conecte-se conosco

Destaques

Dois Irmãos teve 36 colisões em postes de energia elétrica em 2019

10/06/2020 - 23h53min

Colisão registrada no ano passado na rua Princesa Isabel em Dois Irmãos. (foto:   Melissa Costa)

Dois Irmãos – Com 36 registros, Dois Irmãos ocupa a segunda colocação no ranking de colisões de veículos contra postes de energia elétrica registrados entre os 11 municípios de cobertura do Diário. Os dados foram repassados pela RGE e mostram que somente no ano passado foram registrados 185 colisões nesses municípios da Encosta da Serra. Quem lidera nas posições é Nova Petrópolis, que teve 46 ocorrências em 12 meses.

No mesmo período, nas 381 cidades da área de concessão da RGE ocorreram 5.988 registros. O número representa um aumento de 15,4% em relação a 2018, quando foram registradas 5.118 colisões. Esta é uma estatística alarmante visto que na maioria das vezes esse tipo de acidentes resulta em graves lesões e mortes, além de ser um fator preocupante nas interrupções de energia elétrica.

Neste ano

No acumulado de 1º de janeiro até 10 de maio já soma 1.981 registros de acidentes de trânsito envolvendo postes. Essas colisões, na maioria das vezes, resultam em interrupção no fornecimento de energia elétrica. Somente no Rio Grande do Sul, a concessionária atende 2,9 milhões de consumidores. Caxias do Sul lidera o ranking das colisões, totalizando 394 ocorrências em 2019, um aumento de 39,2% frente a 2018. “Os acidentes contra postes constituem umas das principais causas de ocorrências na rede elétrica do grupo. Trabalhamos com ações de prevenção no trânsito, levando a nossa mensagem de segurança também aos nossos clientes”, afirma o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Vitor Lopes.

Indenização pelo dano

Além do risco à segurança, os responsáveis pelos acidentes contra postes podem amargar prejuízos financeiros. Nos casos em que a distribuidora identifica o culpado legal, este deve arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária. A substituição de um poste comum, ou seja, sem equipamentos especiais, custa em média R$ 4 mil. Já aqueles compostos por religadores ou banco reguladores de tensão, os valores podem chegar a R$ 100 mil reais. Tudo isso, sem contar os danos causados a terceiros que também podem ser adicionados à conta.

Na região

Colocação           Município            Registros

1º           Nova Petrópolis               46

2º           Dois Irmãos        36

3º           Estância Velha   33

4º           Ivoti       24

5º           Morro Reuter    10

6º           Picada Café        9

7º           São José do Hortêncio   7

8º           Santa Maria do Herval   6

–              Linha Nova         5

–              Presidente Lucena          5

11º         Lindolfo Collor   4

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.