Destaques

Dos 43 carros roubados na região este ano, 36 foram em Estância Velha

18/05/2018 - 16h46min

Atualizada em 18/05/2018 - 17h17min

Região – Nesta sexta-feira, a Secretaria de Segurança Pública divulgou a primeiro balanço dos indicadores criminais em 2018. No RS, os números apresentam queda. Na região, a realidade segue a tendência do Estado.

Mesmo assim, os casos de roubos à residência, a estabelecimentos comerciais, a pedestres e de veículos continuam sendo um problema. Nos 11 municípios de circulação do Diário, entre janeiro e abril, foram registrados 142 roubos – são 99 casos relacionados a roubos diversos e 43 casos de roubos de veículos. Em Estância Velha, foram roubados 36 dos 43 carros.

Indicadores de eficiência

A partir de agora, os indicadores de eficiência da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil (PC) serão divulgados junto aos indicadores da criminalidade. Dessa forma, o processo se torna mais transparente, possibilitando aos veículos de comunicação e à sociedade um conhecimento mais amplo do trabalho desenvolvido pela Segurança Pública gaúcha.

O balanço da PC aponta alta na apreensão de armas de fogo, prisões em flagrante e cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão. O grande destaque, no entanto, está na apreensão de entorpecentes, com alta de 282,96% na apreensão de ecstasy e 272,24% na apreensão de cocaína – drogas que demandam maior investimento financeiro por parte das quadrilhas de traficantes.

A BM apresentou alta na apreensão de entorpecentes – destaque para 71,92% na apreensão de crack –, e de dinheiro em espécie. Também foi registrado aumento no número de prisões em flagrante e prisões de foragidos. De acordo com o coronel Jefferson Jacques, comandante do Policiamento da Capital, o reforço no efetivo e os investimentos no reaparelhamento da corporação já surtiram efeito. “É possível planejar as operações e executá-las com mais efetividade. A recente aquisição de motocicletas, por exemplo, permitiu que déssemos início à Operação Cavalo de Aço, que visa combater com mais agilidade e mobilidade delitos como o roubo de veículos, que possui influencia direta nos índices de latrocínio”, observou.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário