Conecte-se conosco

Destaques

“É repugnante”, diz Leandro sobre estabelecimentos que desobedecem os protocolos em Herval

05/06/2021 - 14h34min

Atualizada em 06/06/2021 - 16h14min

Leandro, que também possui um restaurante, lembra que todas as atividades são essênciais, mas que é necessário seguir os protocolos (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – O descumprimento dos protocolos vigentes por parte de alguns estabelecimentos tem gerado desconforto para os que cumprem as regras e, tais cobranças, chegaram às autoridades. Na última sessão da Câmara o problema foi pontuado por alguns vereadores que cobraram por ações mais efetivas da fiscalização. O edi Leandro Lechner Kich (PSB) classificou ação de alguns estabelecimentos como “repugnante”. O presidente da Casa, Diego Joel Lechner (PDT), enfatizou que “isso acontece quando não há fiscalização”.

O vereador Leandro comemorou o fato de já terem mais de três mil moradores vacinados, o que representa cerca da metade da população hervalense. “Mas não podemos nos apoiar nessa situação, porque ainda falta mais da metade”. O vereador, que também é empreendedor, disse que tem comércio e precisa dele aberto, assim como todos os outros, defendendo que qualquer atividade que sustenta uma família é essencial. “Mas o descaso e desrespeito aos protocolos que acontecem em alguns estabelecimentos nos finais de semana é repugnante”, alertou.

Pontuou ainda que todos tem contas a pagar, mas não considera correto colocar vidas em risco para honrar os compromissos. “Isso é crime. Vamos colocar a mão na consciência. Vamos ter empatia”. Analisando o cenário, o vereador espera estar enganado mas, que acredita que provavelmente esses descasos farão aumentar, novamente, o número de casos. “E aí? Teremos que fechar tudo de novo? Isso pode acontecer por causa de um outro estabelecimento irresponsável”.

Félix Alles (PDT) diz que pela ação de um ou outro não se pode penalizar todos os comércios, restaurantes e serviços. “Temos a irresponsabilidade de alguns. Esperamos que a fiscalização também contribua com sua parte, que tenhamos sucesso para que daqui a pouco o município não esteja fechado novamente em todas as suas áreas”.

Diego Lechner (PDT), presidente da Câmara, diz que por uma questão mínima da população e de algum ou outro empreendedor, “com certeza a população inteira daqui há algumas semanas pagará a conta”. Diego enfatiza que “isso acontece quando não há fiscalização”. Defende que esse é o momento de aplicar a Lei. “Vamos cuidar que daqui a pouco todo mundo pagará a conta da irresponsabilidade de um ou outro”.

Cenário atual do Herval

<10> O vereador Paulo Henrique Kaefer (PSB), que trabalha na Saúde, reforça a necessidade de observar os protocolos. “Os casos estão aumentando, inclusive no nosso município. Temos duas pessoas internadas no Hospital de Parobé, algumas pessoas com uso do oxigênio em suas casas. E especialistas nos alertam que possivelmente teremos uma nova onda de propagação do vírus”.

Veja, abaixo, o mais recente boletim da Secretaria de Saúde, divulgado no dia 2. 

Ação da BM e fiscalização

Para tanto, nesse final de semana, estão sendo adotadas medidas que já iniciaram ontem, na sexta-feira. Nesse sábado, novamente, a Brigada Militar e fiscalização circularão pela cidade com o objetivo de fazer valer os horários dos estabelecimentos, bem como, as determinações de distanciamento controlado.

A prefeita Mara Stoffel (PDT) destacou que isso gera um desconforto, mas que é necessário tomar os cuidados cabíveis ao momento. A comandante da Brigada Militar, Rosângela Nunes, informou que na noite de ontem os procedimentos foram tranquilos e que os estabelecimentos fecharam nos devidos horários.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.