Destaques

Eleições 2020: as filiações e desfiliações dos partidos em Nova Petrópolis

20/08/2020 - 10h17min

Atualizada em 20/08/2020 - 15h25min

(Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – A “dança das cadeiras” foi agitada entre 2016 e agora, mas sem mudanças significativas no cenário político municipal. No ranking de maiores filiados, mesmo com adesões e desfiliações, as sete primeiras posições seguem inalteradas.

O PSDB foi o partido que mais teve desfiliações nestes quatro anos, com 65 pessoas deixando o partido de acordo com os dados do Cartório Eleitoral de Estância Velha. Porém, segue sendo o partido com o maior número de filiados em Nova Petrópolis. As saídas são justificadas pelo presidente municipal do partido, Jorge Ludke, como resultado do PSDB não estar mais governando. “Não sendo governo, há uma dificuldade em segurar os filiados. Alguns entram no partido pensando em benefícios próprios e depois buscam isso em outro governo”, comentou.

Já o partido que mais somou em relação às últimas eleições, foi justamente o PP, partido do prefeito Régis Hahn, o Lelo, com 51 novas filiações, um aumento de 16,24%. Com estes números, o partido está em 3º no ranking municipal, atrás apenas do PSDB e do MDB. O Presidente do PP, Ricardo Lawrenz, que ocupava o cargo de secretário de Educação até junho, disse que, como sua presidência é recente, não sabe dizer os motivos para esse aumento, mas que uma das razões foi a criação do PP Mulher.

Nasceu bem

Em números absolutos, mas que não podem ser considerados uma soma, o Patriota surgiu e já soma 111 filiados. Com isso, ocupa a 8ª posição no município e, inclusive, já conta com pré-candidatos à prefeitura nas eleições deste ano. A presidente do partido, Dóris Neumann, disse que este número é ainda maior, pois outros partidos filiaram indevidamente os patriotas em outras siglas. E agora o partido busca na justiça a reversão. A própria presidente aparece como integrante do PSL, partido ao qual garante nunca ter se filiado.

 

Matéria completa na edição impressa desta quinta-feira, 20.

Sair da versão mobile