Destaques

Eleições 2020: busca pela reeleição e organização da oposição marcam cenário em Lucena

04/10/2019 - 17h00min

Presidente Lucena – No município, a exemplo de toda região, o histórico de estar a frente do executivo sempre ficou entre os dois mesmos partidos. PDT e MDB revezaram, durante 23 anos, a Administração Municipal. Contudo, nas últimas eleições, uma coligação entre PDT e PSDB colocou outro partido na cadeira de prefeito. Para 2020, os bastidores eleitorais ainda andam no mar da especulação.

Neste aspecto especulatório, se por um lado o atual vice-prefeito pode ter força popular para tentar uma candidatura própria, por outro, a atual coligação pode perder força eleitoral caso decidam cada um ir por conta própria. Enquanto isso, a oposição de maior força já anunciou que vai ter candidato próprio, porém, ainda não confirmou nenhum nome.

PSDB – O atual prefeito, Gilmar Führ, o Nack, declarou que tem pretensão de ser um possível candidato para releição em 2020. “O partido ainda está em debate para organizar-se e definir os próximos passos”, comenta Nack. “Ainda há possibilidade de se manter as parcerias políticas”, concluiu.

PDT – Luiz Spaniol, o Lui, que é o atual vice-prefeito, comenta que o partido irá definir algum posicionamento somente no próximo ano. “Até lá, muita água ainda pode rolar”, declarou. Questionado sobre ser ou não um candidato virtual para a prefeitura de Presidente Lucena, Lui declarou que “tem vontade de se manter no executivo, seja como prefeito ou como vice.”

MDB – Já no primeiro semestre deste ano, o partido anunciou que iria participar das eleições com candidato próprio. Em contato com o presidente do MDB no município, Janier Camargo, a informação foi confirmada. “Já temos alguns nomes nas discussões internas, mas ainda não vamos divulgar quais são as possibilidades”, declarou.

PRB – O atual presidente do partido, Éder Carvalho, declarou que o PRB deve entrar nas eleições com candidato próprio. “Teremos sim candidato. Ainda vamos manter em sigilo os nomes, mas pode ser que eu estarei entre eles, seja como vice ou candidato a prefeito”, comentou.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário