Conecte-se conosco

Destaques

Eleições 2020: entrevista com Juliano Skappelli – candidato a prefeito de Dois Irmãos

26/10/2020 - 22h02min

Juliano e o candidato a vice Tonho Renz (Créditos: Rogério Savian)

Dois Irmãos – Empresário e natural de São Leopoldo, Juliano Skappelli (PDSB) concorrerá ao seu primeiro cargo eletivo em 15 de novembro, já na disputa para a Prefeitura. Ele terá ao seu lado o candidato a vice-prefeito Tonho Renz (PDT), que foi vereador entre 2009 e 2012, na chapa intitulada “A união por Dois Irmãos”.

No primeiro dia como prefeito, qual teu primeiro ato?

O que eu pretendo fazer é uma reunião com todos os funcionários contratados e concursados, me apresentar, apresentar o vice, conversar sobre os projetos e escutar a opinião de todos eles. Além disso, comunicar eles que a gente pretende fazer um curso de humanização para que eles atendam as pessoas da mesma forma que eles gostariam de serem atendidos. Eu acho que antes de administrar, tu precisa conhecer as pessoas que vão trabalhar contigo.

Como você vê a atual administração de Dois Irmãos?

Eu sempre falo que não tenho nada contra as pessoas. Existe uma forma de administrar, que é a forma deles. Eu não concordo com tudo. E com isso, eu venho disponibilizar meu nome justamente para oferecer outra forma de administração. Mas eu acho que tem seus acertos e seus erros. E nós pretendemos dar continuidade nos acertos e tentar mudar para melhor os erros.

Como você pretende trabalhar a questão da Educação Infantil no município?

A gente vai dar continuidade a este trabalho. O que a gente vai tentar fazer é conversar com o Governo Federal para aumentar o repasse, diminuir o valor das parcelas que os pais pagam hoje, aumentar o número de vagas e construir creches novas. Além disso, nós queremos fazer uma cooperativa, aproveitando algum espaço que esteja fechado, para contratar pessoas que estão desempregadas e saibam costurar, onde elas farão uniformes para as crianças e produzir uniformes para outros municípios e empresas, se for necessário.

Sobre a administração terceirizada do Hospital São José e da Nova Emergência, você acredita ser este o modo mais eficaz?

Eu trabalhei por 22 anos na área da saúde, visitando médicos nos melhores laboratórios. Eu digo com a minha visão que o maior ato de incompetência de uma administração é terceirizar o serviço de saúde, porque tira da sua responsabilidade. Nós pretendemos assumir toda a saúde de volta. A gente vai trabalhar com médicos da cidade, e estes médicos é que vão administrar a saúde, tanto o Postão como os postinhos e o hospital. Além de conversar para aumentar os recursos do hospital.

O que pretende fazer para trazer mais empresas e incentivar as que já estão aqui, para aumentar arrecadação de impostos e geração de empregos?

Eu como empresário acho que sempre se deve valorizar os que já temos. Devemos sentar com todos os empresários. As portas da administração vão estar abertas. O que nós queremos é o desenvolvimento das nossas empresas. Com relação às de fora, depois que alinharmos com todas as empresas daqui, claro que a gente vai abrir. Pretendemos aumentar o parque industrial e ajudar com subsídio de aluguel as empresas, mas sempre visando na contratação de pessoas da nossa cidade.

Qual a sua opinião sobre terceira idade, cancha de laço, centro de cultura e investimentos em turismo?

Na terceira idade a gente tem um projeto para realmente valorizar. Fazer com que estas pessoas tenham atrativos, como, por exemplo, um parque para caminhar, além de eventos para a terceira idade. Quanto à cancha de laço, nós vamos avaliar. Isto até é uma novidade para mim, mas se for possível nós vamos viabilizar o espaço. O que nós estamos pensando sobre o Centro de Cultura é dar uma renovada, tentar montar um espaço, fazer novos eventos e trazer o pessoal de fora.

SAÚDE
Nós não temos saúde na cidade. O vereador que fala que tem saúde aqui, me desculpe, mas não entende de saúde. As pessoas vão no postinho e são enroladas ou mandadas embora. É um absurdo as pessoas precisarem estar às 4h da manhã para pegar uma ficha sendo que todas têm celulares. O que nós vamos fazer é criar sistemas de telefones para atendimento, com tecnologia, tudo informatizado e modernizado.

HABITAÇÃO

O que nós vamos fazer é trazer do Governo Federal o Minha Casa Minha Vida, que agora é Casa Verde e Amarela, fazendo com que as pessoas tenham acesso real e a preços que possam pagar. Não adianta tu lançar um projeto habitacional para um funcionário de fábrica que não tem R$ 40 mil para dar de entrada ou R$ 1,2 mil para pagar de parcela. Tem que ser casas a preços mais acessíveis.

MOBILIDADE

O que pretendemos fazer é tirar algumas rotatórias. Já podemos perceber que algumas delas causam acidentes e normalmente a pessoa que está vindo acha que sempre tem a preferência. Nós também vamos fazer com que algumas ruas deixem de ter estacionamento de um dos lados, para que dois veículos possam trafegar. Aumentou muito o número de carros e as nossas ruas não comportam ser alargadas.

TURISMO

Dois Irmãos não tem turismo. O que existe hoje é que as pessoas vêm de carro subindo a Serra, entram na nossa cidade, mas seguem para gastar seu dinheiro em Nova Petrópolis, Gramado e Canela. Nós precisamos criar uma necessidade de que as pessoas fiquem na nossa cidade. Pretendemos conversar com donos de imóveis do Centro para criar uma rua coberta, para que as pessoas consumam aqui na nossa cidade.

KERB

Eu acho que os dias em que se faz o Kerb são excelentes. O grande problema é o entorno do hospital e que agora ainda tem o Postão de Saúde. Imagina uma ambulância tentando chegar para uma emergência com todas aquelas pessoas ali. Fizemos um estudo para implementar um projeto de Centro de Eventos no Sesi, com estrutura de chope canalizada, exposição de empresas, comercio local, banheiros e estacionamento.

DESAFIOS

O maior desafio hoje é a saúde. É fazer com que a saúde volte a funcionar com 100% de satisfação. A saúde é a minha menina dos olhos. O que eu pretendo é deixar a saúde de Dois Irmãos como referência no Estado, tanto como atendimentos, exames e distribuição de medicamentos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.