Conecte-se conosco

Destaques

Eleições 2020: entrevista com Medianeira Zaltron de Sá – candidata a prefeita de Picada Café

22/10/2020 - 15h56min

Atualizada em 22/10/2020 - 16h05min

Picada Café – O Diário traz hoje a entrevista com os três candidatos a prefeito (a) e com seu vice (a). Confira as propostas de Medianeia Zaltron de Sá, candidata do MDB.

O DIÁRIO: Quem é Medianeira Zaltron de Sá?
Medianeira: Mãe de dois filhos e esposa do Gislando. Mas, principalmente, uma pessoa de coragem que não teme fazer justiça e cobrar quem merece a cobrança. Luto pelos direitos das pessoas discriminadas socialmente, que por alguma razão foram afastadas da sociedade. Empatia sempre fez parte do meu caráter, assim como ser justa com as situações que a mim cabe soluções.

O DIÁRIO: Você foi eleita duas vezes como conselheira tutelar. O que te fez aceitar o desafio e buscar a prefeitura de Picada Café?
Medianeira: No Conselho Tutelar, eu vi diferentes situações sociais que me levaram a questionar alguns aspectos da nossa vida em comunidade de Picada Café. Existem muitas lacunas entre a comunidade e o poder público, principalmente em questões de educação e saúde, como por exemplo, a má alimentação nas escolas e a falta de médicos para atendimento. Mas, sempre teve algo que mais me chamava a atenção, que era a falta de humanização em tratar com as pessoas tais questões. Sempre existiram essas insatisfações por parte da comunidade, o que me fizeram enxergar coisas que eu não tinha conhecimento. Portanto, acredito que estar à frente da Prefeitura, auxiliaria estar em contato com essas realidades que poderiam ser melhores e, até mesmo superadas, para que Picada Café pudesse crescer enquanto município.

O DIÁRIO: Estás concorrendo contra o atual prefeito e contra o atual vice que já foi prefeito em duas gestões. Isso aumenta ainda mais o teu desafio?
Medianeira: Com certeza. O atual prefeito esteve em duas gestões e o vice em três gestões participando do desenvolvimento do município. Mostraram as suas contribuições durante esse tempo. Por isso, acredito merecer mostrar os meus propósitos e planos para o município. O meu maior desafio é engajar o público cafeense a estar junto comigo nessa caminhada. Acredito no anseio da comunidade de renovação.

O DIÁRIO: Estás filiada e concorres no novo MDB, um partido que até metade de 2019 estava inativo. Além disso, tens uma candidata a vice pelo mesmo MDB, sem coligação alguma. O que isso pode representar na campanha, bem como na aceitação do eleitor e no pleito? És contra coligações? Porque?
Medianeira: Primeiro, enquanto partido, somos relativamente novos na política, nem todos que estão com nós nessa empreitada estão à frente do poder público. E, por isso, somos um grande desafio aos nossos concorrentes, por trazermos outras perspectivas para a comunidade de Picada Café. Segundo, a aceitação do eleitor não deve partir de sigla partidária, claro que isso é levado em consideração, mas no nosso caso, o partido é uma alçada para podermos estar juntos na comunidade. Terceiro, não sou nem contra e nem a favor de coligações, porém nenhum momento tivemos alguma outra sigla tentando a coligação, por outro lado coligações também são promessas de cargos dentro da gestão. E isso é algo que acredito não ser justo, afinal, muito se fala em enxugar a máquina pública, mas essa situação é o que mais faz ela crescer.

O DIÁRIO: Seu Plano de Governo está pronto e sendo entregue de casa em casa, distribuído nas visitas. Quais os principais pontos que você destaca nesse trabalho voltado a aquilo que pretendes colocar em prática se fores eleita em 15 de novembro e ser empossada em janeiro:
Medianeira: Sempre vamos visar a educação e a saúde como essenciais. Primeiro, pois dependemos das crianças e adolescentes para que Picada Café seja um município com futuro melhor, estável e participativo. Segundo, a saúde é um ponto vital para qualquer município. Com isso, também estamos focadas em valorizar e ampliar o Turismo, que tem se mostrado atrativo para Picada Café, e que nesse sentido, a grande parcela para colaborar com o nosso comércio local, que neste momento está paralisado. A Cultura também é algo que pretendemos incentivar, afinal temos festas e eventos durante o ano inteiro, mas também temos o artesanato e a gastronomia. Existe muita desmotivação que pretendemos encaminhar para melhores rumos, como a agricultura, comércio local, e atividades esportivas para crianças e adolescentes.

O DIÁRIO: Deixe, em poucas palavras, um recado a população de Picada Café, principalmente aos eleitores, justificando porque eles devem acreditar e principalmente, confiar seu voto na Medianeira Zaltron de Sá e Danini Prates (MDB) nas eleições municipais em 15 de novembro de 2020 em Picada Café.
Medianeira: Acredito que tudo na vida existe um prazo de validade e de validação. Se temos um jardim em nossa casa, e por ventura nos acomodamos e deixamos de cuidar, regar e replantar, o nosso jardim não dará mais flores. Picada Café está acomodada com as mesmas gestões e pessoas administrando o município, e isso tem se tornado um problema. Não existe nada de novo frente a novas situações, são sempre as mesmas coisas, nas mesmas formas e maneiras. Não é assim que Picada Café irá crescer e se desenvolver para trazer melhores resultados e benefícios a comunidade. Estamos tão acostumados que nem foi notado o fato de a “Cidade dos Lírios” ter sido apagada do nosso pórtico, assim como o fato de nem existirem mais lírios nas nossas ruas. Acreditamos que a mudança e a renovação para o bem precisam ser feitas em prol dos cafeenses. É gente nova com ideias e ideais novos. Merecemos essa chance para mostrar como podemos fazer mais pela nossa amada cidade.

JOGO RÁPIDO – QUAL SUAS PRINCIPAIS PROPOSTAS EM:

1 – SEGURANÇA – Comprometimento com um Programa de Segurança Comunitária e para as escolas temos previsto câmeras de monitoramento.

2 – TURISMO – Incentivar o Turismo Rural para mostrar à comunidade e aos turistas o que Picada Café tem a oferecer no seu interior. Reestruturar o Parque Jorge Kuhn para melhor receber os nossos turistas e a comunidade que quer passar o tempo livre lá. Assim como, incentivar o comércio local para bem atender e exporem seus serviços.

3 – EDUCAÇÃO – A educação em Picada Café sempre teve ótimo funcionamento, mas necessita de extrema manutenção e cuidado para que possa crescer. Temos projetos de turno integral com oficinas que instiguem os estudantes, a implementação de hortas coletivas e comunitárias, assim como ampliar as vagas para a educação infantil.

4 – SAÚDE – Com já disse, a saúde é um ponto vital para o município, portanto, os profissionais precisam de mais direitos e de melhorias nos setores de trabalho, assim como cursos de capacitação. Para a população, aumento da cota de exames, priorizar campanhas para prevenção do câncer, criar um programa de atendimento para idosos.

5 – AGRICULTURA – Adquirir direto do município os gêneros alimentícios para merenda escolar e a continuidade dos projetos de mudas e sementes. Implantação de Programa de extensão rural, de assistência técnica e de capacitação, assim como o uso correto de agrotóxicos e descartes, fortalecendo e incentivando a agricultura familiar.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.