Destaques
Eleições 2020: mais de dois candidatos na lista de opções em Hortêncio
São José do Hortêncio – Uma das principais características políticas do município é a bipolaridade partidária. Nos 31 anos de existência de Hortêncio, em todas as eleições municipais, apenas dois candidatos concorriam como prefeito. Atualmente a coligação MDB e PT está a frente da prefeitura.
Meses atrás, foi fundado o PRB, com o discurso de uma nova e, pela primeira vez, terceira opção para as eleições do ano que vem. Entretanto, na última semana, o ex presidente do partido, Marcel Ferreira, anunciou nas redes sociais a sua saída do Republicano. “Ainda está tudo em análise e em aberto. Nada concreto com relação a ida para algum outro partido”, explica Marcel sobre o seu futuro na política.
Nos corredores, as especulações ganham espaço. Todos ainda pensam bastante antes de anunciar alguma resposta. Alguns têm receio do que fazer e outros percebem o momento como uma oportunidade. Até o momento, a situação não definiu nomes, mas o cenário de especulações pode apontar o atual vice, Cândido Koch, que tem se envolvido em diversas questões do município. Já a oposição diz estar preparada para 2020.
MDB – “A princípio não tenho nenhuma pretensão em me candidatar a releição”, declarou o atual prefeito, Egídio Grohmann. Ainda segundo ele, “é muito cedo para que o partido tome algum tipo de decisão com relação a nomes”, explica. Questionado sobre a possibilidade de manter a atual coligação, Egídio disse que “A parceria tem funcionado, sempre buscando o bem do município, na minha opinião, há chances de se continuar neste formato.”
PT – “Dentro das especulações, o partido também cogita a possibilidade de ter candidato”, declarou o atual presidente do Partido dos Trabalhadores, Breno Käfer. Questionado sobre nomes, Breno não quis confirmar alguma indicação.
DEM – “O meu trabalho foi muito elogiado, e querem que eu concorra de novo. O nosso foco será na Saúde. Eles sabem que eu tava no caminho certo, e quem perdeu só por três votos pode concorrer de novo”, disse o pré-candidato do DEM, já definido, Leonardo Arnhold.
Ele comenta que houve uma fusão do PSB, PP, PTB, PSDB com o Democratas e todos migraram para o DEM. Os documentos de desfiliação já se encontram no Cartório Eleitoral, e falta encaminhar a filiação na segunda quinzena de outubro. O vice, contudo, somente será decidido na convenção do partido, em julho de 2020, entre quatro ou cinco nomes.
PRB – Com a saída de Marcel Ferreira do Republicanos, surgem dois nomes como possíveis pré-candidatos a prefeito e vice: Jorge Curtinaz, ex-policial civil, e Sérgio Ribeiro, sargento aposentado da BM. “Se o partido me escolher a prefeito e o Ribeiro a vice, ou vice-versa, talvez eu vá concorrer”, disse Curtinaz.