Destaques

Eleições 2020: O Diário entrevista Carla Chamorro (PTB), candidato a Prefeitura de Morro Reuter

14/10/2020 - 15h38min

Carla Chamorro e o candidato a vice-prefeito Airton Bohn

Morro Reuter – A professora universitária Carla Chamorro é candidata a reeleição para a prefeitura, tendo novamente ao seu lado o vice Airton Bohn. O diferencial do pleito municipal de 2020 é que a chapa encabeçada pelo PTB, com o apoio do PP e do PDT, é a única que concorrerá na majoritária, algo inédito na história política recente da Encosta da Serra.

Carla é a atual prefeita de Morro Reuter

O que representa para ti concorrer como chapa única nestas eleições municipais?

Para mim foi uma surpresa, uma vez que esta não é minha primeira eleição. Eu sempre tive oposição. No entanto, eu também acho compreensível a atual situação do município na área política, uma vez que nestes quatro anos trabalhamos com a participação de todos os partidos. Eu penso que este tenha sido um dos nossos diferenciais, tanto que nós conseguimos emendas parlamentares com todos os partidos que tem representatividade no município. Além disso, trabalhamos junto com a população, chamando os moradores a participarem do governo. Todas estas ações contribuíram para que agora tivéssemos só a nossa chapa concorrendo.

Como você vê a administração municipal de Morro Reuter e as condições do município hoje?

Hoje, economicamente, nós fechamos o ano com superávit, e isso é um aspecto que mostra que estamos trabalhando com muita responsabilidade, seguindo o planejamento na intenção de realizar todas as ações que estamos fazendo. Claro que nós estamos cientes que em função da pandemia os próximos anos serão difíceis em termo de orçamento, e isso também requer que nós tenhamos muita cautela. Além disso, nesses quatro anos, nós conseguimos muitas emendas. Estamos fechando o mandato com R$ 9,5 milhões em recursos de Brasília e do governo do Estado.

O que pretende fazer para fomentar ainda mais o turismo no município?

Atualmente estamos trabalhando, com a participação de vários segmentos da comunidade, no Plano Municipal de Turismo, como uma forma de mapear e organizar investimentos nesta área. Além disso, uma das ações que pretendemos desenvolver é investir em uma identidade turística. Nós queremos criar esta identidade padronizando as placas indicativas. Paralelo a isso, pretendemos revitalizar espaços públicos e instalar uma central de informações. Também queremos ajudar mais os agricultores que estão investindo em lavanda, na intenção de podermos incrementar a Festa Nacional da Lavanda, bem como, outras ações vinculadas ao setor. Pretendemos também investir em novos espaços com potencial turístico para exploração, dando opção para o turista passar o dia em Morro Reuter.

Como você vê a situação da educação infantil em Morro Reuter?

Enquanto eu estiver prefeita, não vai faltar vaga na educação infantil. Em 2017 nós inauguramos duas creches e hoje nós não temos lista de espera. Pelo contrário, nós temos vagas nas nossas escolas. Quanto à educação infantil, eu digo com muito orgulho, não há nenhuma dificuldade no município.

O que pretende fazer para trazer mais empresas para o município, aumentando a arrecadação de impostos e geração de novos empregos?

Nós já estamos a quatro anos trabalhando na tentativa de trazer mais empresas. Conseguimos trazer cinco novas empresas para cá, que vieram por meio deste nosso diálogo com os empresários. Além disso, precisamos continuar auxiliando as empresas que já estão aqui instaladas, na intenção de elas ampliarem a sua produção.

Em relação aos produtores rurais e as quedas de luz, o que você pretende fazer para ajudá-los e, além disso, que outras demandas pretende implementar na agricultura?

Nestes quatro anos de administração, mantivemos todos os programas de auxílio à produção agrícola, implementando alguns novos, como o da inseminação e contratação de serviços de máquina, como escavadeira hidráulica. Também adquirimos novos maquinários que foram colocados à disposição dos agricultores, além de investir na manutenção de todas as estradas vicinais. Todavia, neste período também constatamos que as comunidades rurais têm dificuldades em relação às quedas de energia elétrica. Nesse sentido, tivemos uma grande conquista, em parceria com a Associação de Moradores da Fazenda Padre eterno e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, nós conseguimos levar a rede trifásica para três comunidades rurais – Fazenda Padre Eterno, Franckenthal e São José do Herval – beneficiando assim 100 famílias. Mas nós temos ainda outras localidades com dificuldades e que precisam de investimentos nesta área. Diante disso, pretendemos intensificar nossas ações junto à RGE para que ela se conscientize do problema e que invista de fato nestas comunidades.

Qual o principal desafio?

O nosso desafio será o de continuar trabalhando muito por Morro Reuter, com a participação de toda a comunidade, administrando o município com responsabilidade e transparência.

O que pensa o candidato sobre…

SAÚDE

Pretendemos manter os programas já existentes, melhorando aqueles que precisam ser melhorados. Queremos também ampliar a oferta de consultas nas áreas de traumato/ortopedia, cardiologia e urologia. Também pretendemos criar o programa “Sábado com a Saúde”, ofertando serviços de exames e consultas especializadas junto às comunidades, além da implantação do programa de entrega de medicamento para idosos em casa.

EDUCAÇÃO

Pretendemos qualificar as atividades que hoje propomos aos alunos do turno integral e continuar investindo na formação de professores. Também pretendemos investir mais no Centro Ambiental, na perspectiva de criação de uma ecoescola. Além disso, na educação infantil, eu digo com muito orgulho, que não há nenhuma dificuldade no município. Nosso desafio é investir num currículo que prime pela qualidade do ensino municipal.

OBRAS

Pretendemos continuar investindo muito na pavimentação. Nós praticamente calçamos todas as ruas do centro, e nossa intenção é ainda pavimentar aquelas que ainda não foram. E intensificar também o trabalho de manutenção das estradas de chão nas áreas rurais e concluir o centro de múltiplo uso. Também pretendemos construir mais praças e academias ao ar livre. Em parceria com o DNIT, serão construídas duas rótulas na BR-116, em Picada São Paulo, entre outras ações.

AGRICULTURA

Pretendemos manter todos os programas que nós temos e criar mais novos programas, na intenção de atender mais e melhor o nosso agricultor, incentivando que eles plantem e produzam mais. Também queremos ampliar os benefícios para quem quiser investir em construções de aviários no município. Pretendemos intensificar as ações voltadas ao cultivo da lavanda. Outra demanda a ser atendida consiste na perfuração de poços artesianos na área rural, na intenção de garantir o abastecimento das famílias.

SEGURANÇA

Pretendemos investir na aquisição de mais uma viatura para a Brigada Militar, e nós já estamos trabalhando para isso, além de planejar também a instalação do cercamento eletrônico, na intenção de monitorar as movimentações na cidade.

Sair da versão mobile