Destaques

Eleições 2020: O Diário entrevista Gilmar Führ – Nack (PSDB), candidato a Prefeitura de Presidente Lucena

23/10/2020 - 18h26min

Atualizada em 23/10/2020 - 19h10min

Presidente Lucena – Gilmar Führ, o Nack, tem 39 anos, e está na coligação “O Trabalho tem que Continuar”. Ele é um dos poucos candidatos da região que tenta a reeleição e ainda repete a dobradinha com o candidato a vice-prefeito, Lui Spaniol, o Lui, do PDT. Nesta entrevista, ele detalha seus planos de governo, caso assuma novamente a Prefeitura.

Caso seja reeleito, qual será o seu primeiro ato no novo governo?

Vou reunir minha equipe de trabalho para cobrar comprometimento e dedicação, para que a população seja atendida da melhor forma possível. Reforçarei o comprometimento que temos com o povo e o crescimento do nosso município.

Nos últimos tempos, vários novos postos de trabalho estão sendo abertos no município. Na sua visão, qual é a participação do município para que a abertura destas novas vagas ocorra e como, na sua gestão, pretende atrair mais empregos?

Nós sempre incentivamos o crescimento e a instalação de novas empresas no município, seja de forma direta, por meio de incentivos, ou indiretamente, tratando com rapidez os trâmites burocráticos necessários para a valorização dos empreendimentos. Estamos planejando, para o ano que vem, a instalação de uma área industrial onde haverá incentivos para as empresas se instalarem.

“Vou reunir minha equipe de trabalho para cobrar comprometimento e dedicação, para que a população seja atendida da melhor forma possível”

Entre os anos de 2019 e 2020, a agricultura teve prejuízos por conta da estiagem. Há uma expectativa de que no início do próximo ano, o Estado passará novamente por uma situação similar. Que tipo de auxílio ou benefício o município poderia dar para os agricultores para que enfrentem este período?

Nossa cidade possui um excelente programa de apoio à agricultura, que é o Proin Rural, o qual atende a agricultura, desde o preparo da terra, o plantio e a colheita da plantação. Neste ano, possivelmente em função da estiagem, houve maior procura de incentivos de alguns programas e se esgotaram antes do final do ano. Já previmos nas diretrizes orçamentárias a ampliação do programa, e também no Orçamento de 2021 colocaremos recursos para este programa de incentivo à agricultura, de forma que não haja prejuízos nas demandas dos agricultores.

Historicamente, existe uma preocupação constante relacionada aos perigos da VRS-865 (rua Presidente Lucena), que é a principal via do município. No entanto, por ela pertencer ao Estado, o município não possui muita gerência sobre a via. Como sua gestão pretende trabalhar para melhorar este trecho?

Com a pavimentação da rua Armando Seewald, que é paralela à avenida Presidente Lucena, também já diminuirá o fluxo de veículos na avenida. Também estamos vendo junto ao Daer a possibilidade da instalação de redutores de velocidade na Avenida Presidente Lucena, enquanto essa ainda não está municipalizada. As medidas, além de diminuírem a velocidade na Avenida, também melhorarão a segurança.

Cada vez mais está em alta a transparência no Poder Público. Qual sua opinião sobre o assunto e, caso eleito, como você pretende ser transparente na gestão?

A transparência sempre tem sido prioridade, desde o primeiro dia do meu mandato. Todas as despesas realizadas pela Administração podem ser consultadas no Portal da Transparência. Neste ano, disponibilizamos, no site da Prefeitura, que atende os requisitos de acessibilidade e facilitam o acesso às informações através de dispositivos móveis.

“A transparência tem sido prioridade no meu mandato. Todas as despesas podem ser consultadas no Portal da Transparência”

Ouvindo a população de Presidente Lucena, algumas localidades ressaltaram que esperam melhorias na área da saúde. Como o candidato trabalhará esta questão?

A saúde do nosso município é uma das melhores da região, mas sempre há o que melhorar. Trabalhamos intensamente na renovação da frota de veículos, para que os pacientes pudessem ser transportados com segurança e conforto. Para o próximo ano, está sendo preparada a reforma do prédio do posto de saúde, também está sendo planejado o aumento de especialidades médicas e de exames, para cada vez melhor atender à nossa população.

Gilmar Führ, o Nack, e seu candidato a vice-prefeito, Lui Spaniol, o Lui (Créditos: Felipe Faleiro)

Principais desafios:

O maior desafio tem sido a pandemia do coronavírus, que afetou vários setores, principalmente a saúde, indústria e comércio e a educação. Um exemplo é a educação, que não se sabe como será a volta às aulas depois da vacina, de que maneira isto voltará.

INFRAESTRUTURA

Na questão da infraestrutura, vou continuar buscando recursos federais para a pavimentação de ruas. Vamos trabalhar forte em cima da construção de calçadas em parceria com a comunidade, de forma a eliminar o problema do pó e barro e também melhorar o aspecto da cidade. Também construíram duas pontes, uma na Armando Seewald e outra sobre o Arroio Veado, na Picada Schneider, além da reforma da ponte na divisa com São José do Hortêncio.

DESPORTO E LAZER

Um exemplo é o vestiário novo, construído no campo de futebol sete da Linha Nova Baixa, a academia de saúde ao ar livre, na rua Lobo da Costa, e o playground no Parque Egon Gewehr. Temos como meta para os próximos anos, revitalizar o Parque Egon Gewehr, para cada vez melhor atender à nossa comunidade. Realizar campeonatos de futebol e campo e areia, torneios de pênalti, campeonato feminino de futsal, e estimular a realização do campeonato de bolão.

COMÉRCIO E INDÚSTRIA

Nossa cidade conta hoje com muitos comércios, muitas indústrias, indústrias grandes, de médio porte, pequenas, e sempre incentivamos, continuaremos incentivando a vinda de novas. Estamos trabalhando para a implantação do Distrito Industrial na nossa cidade, para cada vez melhor atender os empreendedores. Também vamos instituir programa de estímulo à realização de compras no comércio local.

“A Saúde do nosso município é uma das melhores da região, mas sempre há o que melhorar”

EDUCAÇÃO

Reformamos duas escolas, que é a Nova Vila e a Governador Roberto Silveira, também ampliamos a creche, com duas salas grandes, para tirar a fila de espera. Como temos o turno integral, também iremos continuá-lo, para cada vez melhor atender às crianças de nossa cidade. Adquirir equipamentos de informática para instrumentalizar professores e alunos para que não haja prejuízo à educação mesmo diante do cenário de pandemia.

SEGURANÇA

Estamos em cima do governo do Estado para trazer mais efetivo para a Brigada Militar, e também queremos, para o próximo ano, instalar câmeras de segurança em pontos específicos da nossa cidade, para melhorar cada vez mais nossa segurança. Isto também para que, em conjunto com os demais municípios da região, tenhamos o cercamento eletrônico, que é uma forma eficiente de desestímulo ao crime.

 

Sair da versão mobile