Conecte-se conosco

Destaques

Eleições 2020: O Diário Entrevista Natalia Weimer (PT), candidata a prefeitura de Estância Velha

28/10/2020 - 17h37min

Estância Velha – Natural de Estância Velha e formada em Administração de Empresas, Natalia Weimer é candidata a prefeita pelo PT, formando chapa pura com o vice Daniel Ribeiro. Esse é o primeiro cargo público ao qual a candidata, que milita pela esquerda desde bem jovem, concorre.

A candidata pensa em criar algum mecanismo para combater atos de corrupção e improbidade administrativa na cidade?

Acredito que isso passa, primeiro, pela escolha de pessoas com caráter, mas, vamos fiscalizar. A população vai participar na hora de escolher as coisas que serão feitas e na hora de fiscalizar também, principalmente tendo acesso às informações, inclusive por meio de audiências de prestação de contas. A inclusão está no nosso DNA.

Como a candidata pretende trabalhar para atender à demanda relacionada a espaços de lazer no município?

Vemos, no centro, que os espaços até estão mais conservados, mas, na periferia, está bem complicada a situação das praças, dos equipamentos. Às vezes tem o equipamento, mas ele não está funcionando; então temos que manter eles e, se possível, construir mais equipamentos, porque a população vai crescendo.

“Queremos otimizar os recursos que vêm do Ministério da Saúde. Não podemos mais perder recursos por falta de projeto”

Como melhorar a oferta de exames médicos para a população, que muitas vezes busca esse atendimento em outras cidades?

Eu mesma já tive que ir para outro município para conseguir fazer uma mamografia. Já é uma coisa tão difícil de fazer e a gente ainda tem que enfrentar uma condução. Então, temos a intenção de comprar um aparelho de mamografia, além de trazer de volta nosso centro de especialidades médicas. Queremos otimizar os recursos que vêm do Ministério da Saúde. Não podemos mais perder recursos por falta de projeto.

Quais dispositivos o município pode proporcionar para buscar uma recuperação das empresas, indústria e comércio, afetadas pela pandemia?

Queremos promover os programas de geração de renda, através de vários dispositivos que temos no nosso plano de governo, incluindo o estudo de implantação da renda municipal e o estímulo à mulher empreendedora, com cursos de qualificação e impulso financeiro. Além disso, temos a intenção de trazer de volta o turismo de eventos, fazer a economia girar através dos eventos. A gente sabe como fazer, é só colocar para funcionar.

“Queremos trazer de volta o turismo de eventos, fazer a economia girar através dos eventos”

A candidata pensa em alguma política voltada à mobilidade urbana, considerando que muitas vias carecem de melhorias na cidade?

Temos a intenção de fazer um programa de revisão e manutenção das ruas, da pavimentação e também dos espaços públicos. Entendemos que a Prefeitura não tem como saber de cada situação que acontece nas ruas, por isso queremos promover o acesso à prefeita, ao vice, à secretaria de Obras, para que as pessoas possam conversar com a administração e mostrar suas demandas.

Estância Velha sempre teve desafios relacionados a questões do Meio Ambiente, mas também sempre se destacou em apresentar soluções; como a candidata vê essa questão e pretende trabalhar nesse sentido?

Depois que aconteceram algumas coisas aqui na cidade, as escolas começaram a abordar mais esse assunto e é isso que vamos continuar fazendo. Também temos uma preocupação com os catadores. Queremos fazer uma parceria com eles, dar incentivo para que eles possam fazer esse tipo de serviço, de reciclagem.

Natalia Weimer é candidata a prefeita pelo PT, formando chapa pura com o vice Daniel Ribeiro (Crédito – Jéssica Ramos)

DESAFIOS

O primeiro desafio que eu vejo na prefeitura atualmente é o da geração de renda. Então nossos maiores desafios são a geração de renda, a aplicação de recursos financeiros, otimização do uso dos recursos que vêm do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação. Só vamos começar uma obra, por exemplo, se soubermos que podemos concluí-la, sem aditamento de contrato.

 SAÚDE

A primeira coisa que fiz questão que constasse no nosso plano de governo é reativar o centro cirúrgico no nosso hospital e, na frente do centro cirúrgico, a construção do parto normal. Eu me informei para saber onde que poderia ser construído o centro de partos normais e a gente tem a condição de construir esse centro dentro do hospital, na frente do centro cirúrgico, que é o correto. Se a gestante não evolui no parto normal e precisa ir para uma cesariana, ela tem que estar perto do centro cirúrgico. E trazer de volta as especialidades médicas, para a população não precisar sofrer mais.

EDUCAÇÃO

Participamos de várias lives com o pessoal da educação e a questão é cumprir o Plano Municipal de Educação, colocar ele na totalidade ou, pelo menos, em grande parte. Conversar sempre com o sindicato dos servidores, com a associação dos professores, com o Conselho de Educação, manter um diálogo aberto e constante com essas associações, trocar ideias e sempre ouvir. É aquilo que eu falei: tudo o que a gente fizer, sempre será ouvindo a população, e dando para a população a oportunidade de participar.

“Tudo o que a gente fizer, sempre será ouvindo a população, e dando para a população a oportunidade de participar”

SEGURANÇA

Na segurança temos um detalhe que ela é dever do Estado, não é dever do Município, em grande parte. Mas a gente pretende fazer convênios com o governo do estado, aproveitar todos os convênios que a gente tem a possibilidade de fazer, colocar todos eles em funcionamento e fortalecer a nossa valoroza Guarda Municipal. Vamos dialogar com a Guarda Municipal, porque são os guardas municipais que trazem as demandas dos moradores, são eles que conhecem as reais demandas dos moradores. Vamos buscar fortalecer nossa Guarda, promovendo concurso público, por exemplo.

POLÍTICAS PARA A JUVENTUDE

Temos conversado muito com a juventude e temos no nosso plano de governo a pretensão de criar a Coordenadoria de Promoção de Políticas Públicas para a juventude. Essa coordenadoria irá ouvir os jovens, receber as reivindicações deles, ver o que eles querem. E a gente pretende também dar a oportunidade de eles aproveitarem os nossos eventos que pretendemos fazer, e fazendo isso vamos fortalecendo a autoestima da juventude, ainda mais agora depois desse processo de pandemia, que a gente vê tantos jovens que passaram por problemas.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Vamos continuar regularizando todos os loteamento que forem possíveis. Trabalharemos sempre com a comunidade para fazer o possível para que eles possam ter acesso a serviços, por exemplo, que eles não estão tendo agora, porque estão irregulares. Vamos tentar evitar também que irregularidades aconteçam, conversando com a população, vamos evitar que esse tipo de loteamento irregular volte a acontecer. Temos caminhado pela cidade e nos deparamos com inúmeras situações de irregularidade, que privam a população do acesso a serviços como o de saneamento, por exemplo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.