Destaques
Eleições 2020: O Diário Entrevista Otávio Luft (DEM), candidato a prefeitura de Estância Velha
Estância Velha – Natural de Três Passos, o empresário Otávio Luft é o candidato a prefeito de Estância Velha pela coligação DEM e PRB, e traz como vice José Quirino Spaniol. Luft já concorreu ao Executivo Municipal, como candidato a vice-prefeito e foi um dos vereadores mais votados, em 2000, em sua cidade natal.
O candidato pensa em criar algum mecanismo para combater atos de corrupção e improbidade administrativa na cidade?
Se for necessário, vou criar mecanismos para combater a corrupção. Porém, acredito que uma Câmara de Vereadores competente dispensa qualquer outro dispositivo. A Câmara de Vereadores serve para isso, mas quando têm pessoas incompetentes nada funciona.
Como o candidato pretende trabalhar para atender à demanda relacionada a espaços de lazer no município?
Em nosso plano de governo, temos a proposta de criar um parque onde as pessoas possam ir tomar chimarrão, andar de bicicleta, jogar futebol. São poucos os espaços que Estância Velha tem para oferecer esse lazer, então temos que cria-los.
“Queremos criar um posto 24h, as pessoas que trabalham durante o dia precisam ter a garantia de poder consultar à noite”
Como melhorar a oferta de exames médicos para a população, que muitas vezes busca esse atendimento em outras cidades?
Em primeiro lugar, temos que fazer uma gestão hospitalar. Porque hoje como está, está completamente fora do padrão. As pessoas terem que se deslocar para outro município para fazer qualquer exame, desde um raio-x, isso é um absurdo. Nós, como gestores, não vamos aceitar isso. Nós vamos fazer gestão hospitalar. No nosso plano de governo, também temos a proposta de criar um posto de saúde, com atendimento 24h, porque as pessoas que trabalham durante o dia precisam ter a garantia de poder consultar à noite; assim como as pessoas que precisam de atendimento para alguma emergência devem se dirigir ao hospital.
Quais dispositivos o município pode proporcionar para buscar uma recuperação das empresas, indústria e comércio, afetadas pela pandemia?
Acredito que, para nós recuperarmos a economia, precisamos investir forte no Parque Industrial, para que empresas voltem a se instalar no nosso município, para que, novamente, a indústria e o comércio possam se recuperar. Sendo um administrador de empresa, acredito que o grande culpado de tudo isso foi o atual governador, que deixou as nossas empresas e o nosso comércio à beira da falência.
“Para recuperarmos a economia, precisamos investir forte no Parque Industrial, para que empresas voltem a se instalar no município”
O candidato pensa em alguma política voltada à mobilidade urbana, considerando que muitas vias carecem de melhorias na cidade?
A mobilidade urbana, em Estância Velha, está sendo um problema. As vias, praticamente todas elas, estão esburacadas, e temos que fazer algumas vias novas para desafogar a Av. Brasil e a Rua Portão, porque é um congestionamento enorme, da Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural, Chimarrão, para a frente. Da Av. Brasil já se pega congestionamento que segue até o Campo Grande. Então, a nossa gestão, se formos eleitos, pensa em buscar verbas em Brasília para fazer esses investimentos.
Estância Velha sempre teve desafios relacionados a questões do Meio Ambiente, mas também sempre se destacou em apresentar soluções; como o candidato vê essa questão e pretende trabalhar nesse sentido?
O Meio Ambiente tem a sua legislação própria e nós acreditamos que precisamos ter um bom diálogo para promover a harmonia com as empresas, indústrias e assim por diante.
DESAFIOS
O primeiro desafio, caso eu seja o prefeito, é dar uma limpeza geral nessa cidade. A cidade está completamente abandonada, nesses últimos oito anos, no mínimo. A cidade ficou de um jeito sem explicação. A gente anda nos bairros, é uma vergonha, anda no Centro, a cidade está suja, no Centro, e ninguém faz nada. Então, a nossa gestão, a primeira coisa que vamos fazer é dar uma geral, promover uma limpeza na cidade, um ar de limpeza.
SAÚDE
Nossa proposta para a Saúde é conseguir verbas para construirmos um anexo no hospital com, no mínimo 100 leitos; além de criar um posto 24h, para atender à população que trabalha durante o dia. Ainda sobre o hospital, não podemos ficar somente com o SUS, temos que ter leitos para o atendimento particular e para convênios também, o que, atualmente, não temos.
EDUCAÇÃO
Na Educação, não queremos nenhuma criança fora da escolinha infantil; vamos trabalhar muito forte para que as crianças de zero a seis anos estejam na escolinha. Acho que cada pai e cada mãe deve ter o direito de poder colocar seu filho na escolinha. Também vamos promover a qualificação dos professores para que eles possam oferecer o melhor ensino aos alunos.
“Queremos fazer um posto da BM no bairro Rincão, que é um dos maiores bairros de Estância Velha”
SEGURANÇA
Na Segurança, nós precisamos investir no cercamento eletrônico, porque Estância Velha está de fora. É fundamental que façamos isso aí, além de tentarmos conseguir mais policiais militares para o nosso município. Também queremos fazer um posto da Brigada Militar no bairro Rincão, que é um dos maiores bairros de Estância Velha, e que precisa de mais atenção.
POLÍTICAS PARA A JUVENTUDE
Para a juventude, a gente tem que conseguir um espaço físico para que eles possam ter o seu divertimento, os jovens me cobram muito isso; a juventude também precisa de espaço para não ter que ir para outros municípios. Nós também vamos trabalhar em cima de profissionalizar os jovens para que eles possam ingressar no mercado de trabalho com mais facilidade.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Nós vamos trabalhar muito forte em cima disso. Como é um problema muito grande, e deve ser resolvido, ainda estamos em estudo. Eu poderia prometer que já está resolvido, mas sempre sou muito franco porque, na verdade, é um problema que vem de anos, então eu preciso conhecer a situação e chamar pessoas especializadas que possam me dar um norte sobre isso.