Destaques

Eleições 2020: Sérginho Boufleur fala das suas propostas para o Herval

15/10/2020 - 10h44min

Sérginho é candidato a prefeito pela coligação PP, PTB e PSDB. (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Novidade no pleito dessas eleições, Sérgio Boufleur, conhecido como Sérginho, está concorrendo a prefeito pelo Progressistas e é candidato pela oposição. Natural de Canoas, tem 61 anos e é aposentado, tendo atuado como servidor público e empresário em Herval. Sua vice é Solange Johann, do PTB, também nova no cenário político. Aliado a esses, faz parte da coligação o PSDB.

Sérginho com sua candidata à vice, Solange Johann (FOTO: Cleiton Zimer)

 – Como enxergas a Administração de Santa Maria do Herval atualmente?

“Na minha visão poderia ter mais empregos para os jovens e, para isso, é necessário atrair empresas, apoiando as microempresas e a agricultura familiar. Ter atividades de lazer mais variadas, também para os jovens. Ter uma escuta mais ativa nas comunidades. Em relação à Saúde, ter equipamentos melhores. Explorar mais o turismo”.

“Poderia ter mais empregos para os jovens e, para isso, é necessário atrair empresas, apoiando as microempresas e a agricultura familiar”

– O que pretende fazer para atrair mais empresas para o município e manter as que já estão aqui, conseguindo aumentar a arrecadação de impostos e geração de empregos?

“Criar incentivos econômicos, como baixar o ISSQN e dar os benefícios possíveis dentro da lei. Devemos preparar a cidade com infraestrutura como asfalto, facilitando o escoamento da produção. Vamos continuar na batalha pelo asfalto entre Herval e Gramado, já fiz alguns contatos com pretensos candidatos em Gramado e houve o interesse em fazermos uma parceria. Temos de atrair empresas que auxiliem na manufatura de produtos locais agregando maior valor à renda. Para as empresas que já estão alocadas no município é necessário incentivar a permanência”.

 

“Preparar a cidade com infraestrutura como asfalto, facilitando o escoamento da produção”

– Como pretende auxiliar os produtores rurais quanto à instalação da rede trifásica? Uma reivindicação antiga.

“A necessidade é imensa e a dificuldade se encontra há muito tempo e, historicamente, vem se procurando alternativas. Para isso nós pensamos que deveremos fazer um projeto de captação de recursos financeiros a nível federal, dos quais já busquei informação e apoio. Fiz um trabalho em cima disso para que tivesse um respaldo, sabendo que os custos junto à RGE são elevadíssimos. Temos que levantar todas as necessidades e prioridades para isso, pois sabemos que os equipamentos que precisam da energia trifásica são um investimento primordial”.

– De que forma pretende fomentar o esporte no município?

Iremos realizar a promoção de jogos de futebol, encontros, campeonatos de basquete, vôlei, câmbio, trilhas de gaiolas, bicicross, cicloturismo. Faremos jogos germânicos e italianos, como bolão, bocha, truco, canastra. Fomentaremos uma pista de skate e um espaço poliesportivo com piscina, além de jogos digitais. Promoveremos parecerias entre municípios para o desenvolvimento esportivo através da integração”.

– O Herval se caracteriza como uma cidade turística. O que pretende para fomentar esse setor ainda mais?

“Precisamos investir em melhorias da infraestrutura para receber bem os turistas. Também reativar as atividades como Kerb, Páscoa, festas locais, promover arenas culturais, criar festivais de talentos locais, bandas, corais, teatro, danças, gastronomia, literatura e poesia. Mostrando assim nossa potencialidade cultural, divulgando além das belezas nossa cultura que é muito rica”.

– Quanto ao atendimento dos postos de saúde do município? Qual sua visão sobre isso?

“Existe uma sobrecarga muito grande nos agendamentos diários, o que faz com que demore muito a espera por atendimento dificultando as visitas domiciliares dos médicos. O ideal seria termos um posto de atendimento para descentralizar os atendimentos fazendo com que os médicos do PSF consigam reorganizar seu tempo podendo investir mais em ações na saúde preventiva e intensificando o atendimento domiciliar a quem necessita. Uma ideia sugerida por moradores é um posto na Vila Amizade. Temos dois postos para o Centro e talvez fosse possível a transferência de um para a Vila Amizade, e o prédio poderia ser colocado para a ampliação da nossa creche que está com falta de vagas.

 DESAFIOS

“Quanto à Educação Infantil, a alternativa que temos em mãos é transferir o Posto de Saúde do Centro para a Amizade e aproveitar o prédio ao lado da creche, estender e fazer um maior número de salas para atendimento das crianças. Aumentaria as vagas e os pais estariam com uma garantia de poder trabalharem com seus filhos sendo bem cuidados como sempre foram aqui em Santa Maria do Herval”.

 

“Devemos preparar a cidade com infraestrutura como asfalto, facilitando o escoamento da produção”

Saúde

“Modernizar em aparelhagem que vai refletir na qualidade do serviço e agilidade no atendimento e nos laudos. Manter a farmácia básica em funcionamento. Manter o Ambulatório munido de equipamentos básicos. Materiais para pequenas cirurgias e urgências médicas; hoje não temos isso. Diminuir o tempo de espera das consultas também. Cirurgia, internação, intensificar convênios com os municípios vizinhos. Criar parceria com a Liga do Câncer e outros grupos. Criação do setor específico adaptado com a estrutura adequada voltado para atendimento pediátrico especializado”.

Agricultura

“Pensamos em ações que incentivem a agricultura familiar e agroindustrial para que possam agregar valor ao seu produto. A integração entre os setores de produção agrícola, fortalecendo o setor para obter maior lucratividade na venda e manufaturação dos produtos. Dar incentivo para o agricultor e seus filhos para que permaneçam aqui, a evasão é muito grande. Realizar programas de fornecimento à indústria familiar, junto aos pequenos agricultores como programas de subsídios, oportunizando acesso a esses programas para os grandes, médios e pequenos agricultores”.

Obras

“Procurar parcerias e recursos para levarmos água potável a todas as comunidades sem exceção. Revitalização do calçadão para melhor aproveitamento do espaço para lazer. Expansão das áreas de pavimentação e calçamento ampliando jardinagem, zeladoria das praças, logradouros públicos. Buscar parcerias para asfaltamento da estrada municipal ligando a Gramado. Viabilizar a implantação de transporte municipal urbano. Buscar recursos para uma nova Prefeitura, vamos buscar isso nesses quatro anos; sabemos que tem recursos, só temos que saber onde procurar”.

Segurança

“Iremos buscar junto ao Estado o aumento do efetivo da Brigada Militar, mantendo e fortalecendo também a parceria com o Concepro. Um dos nossos objetivos é melhorar a iluminação pública aqui da cidade, o que é o básico, sendo o limite da segurança para os hervalenses. Colocar câmeras de monitoramento em diferentes pontos de Santa Maria do Herval para aumentar a segurança do nosso pessoal. Também vamos promover novas parcerias com a Brigada Militar para, através disso, ajudar no combate às drogas aqui no município”.

Educação

“Levar para as salas de aula o acesso à pesquisa para aumentar a satisfação de estar nesse espaço, viabilizar através de projetos a aquisição de projetores e notebooks. Temos que informatizar. Fazer parcerias com escolas profissionalizantes. Ter uma escuta ativa aos profissionais que estão à frente do processo de aprendizagem, valorizando suas ideias e sugestões referentes ao processo de ensino. Para o atendimento dos alunos criar uma equipe multidisciplinar. Reformular o projeto de turno contrário diversificando as atividades. Incentivar a volta da Kinder Fest, gincana municipal e gincanas culturais”

Copyright© 2020 - Grupo o Diário