Destaques
Eleições: chefe do Cartório Eleitoral de Estância Velha fala sobre o protocolo para o dia da votação
Estância Velha – Mesmo com a pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter as eleições municipais deste ano. Porém, para prevenir o contágio do novo coronavírus, tanto aos eleitores, quanto aos profissionais que atuarão no pleito, foram instituídos protocolos sanitários específicos para o dia de votação.
A chefe do Cartório Eleitoral de Estância Velha, Detiana Pereira Custódio, explica que dentre as principais mudanças, para as eleições do dia 15, estão o uso obrigatório de máscaras no ambiente de votação, a adoção de horário preferencial para idosos, a suspensão da leitura biométrica e a possibilidade de justificar o voto por meio do aplicativo e-Título.
Detiana explica que a leitura biométrica foi suspensa nesse pleito, principalmente, para prevenir aglomerações. Porém, ainda assim, para o eleitor que não puder assinar o caderno de votação, por motivo de doença ou mesmo por não ser alfabetizado, será feita a coleta da impressão digital com o uso da almofada para carimbo, devendo o eleitor higienizar as mãos com álcool em gel, antes e depois, da coleta.
Ainda se tratando de identificação, o Cartório Eleitoral orienta que cada eleitor esteja munido neste pleito com, além de um documento com foto, uma caneta para assinar o caderno de votação.
Detiana explica que o eleitor que não comparecer na eleição com uma caneta própria não será impedido de votar, mas os que puderem levar o material ajudarão bastante no processo, dispensando o manuseio de caneta compartilhada que, nesses casos, deverá ser higienizada no local também. O Cartório Eleitoral responsável disponibilizará álcool em gel para eleitores e profissionais que estejam trabalhando nas eleições.
Sobre o horário de votação, que foi ampliado em uma hora em função da pandemia, a chefe do Cartório Eleitoral de Estância Velha explica que das 7h às 10h haverá atendimento preferencial para os idosos, considerados eleitores do grupo de risco. “Não é horário exclusivo, porém todos os idosos que estiverem nos locais de votação nesse horário terão a preferência”, salientou Detiana.
Praticidade
Em funcionamento há dois anos, o aplicativo e-Titulo, segundo Detiana, terá ainda mais valor nas eleições desse ano. Isso porque, pelo aplicativo, o eleitor terá acesso a informações e serviços que antes eram disponibilizados apenas no Cartório Eleitoral.
Pelo App, o eleitor poderá justificar o voto (apenas no horário de votação: das 7h às 17h); emitir certidões como as de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; e também se cadastrar para trabalhar como mesário voluntário – o que também pode ser feito pelo Portal do Mesário.
Além disso, caso o eleitor já tenha realizado o cadastro biométrico e sua foto já esteja aparecendo no aplicativo, ele não precisará levar um documento. Detiana, porém, orienta que os eleitores abram o aplicativo antes do dia de votação e testem se está funcionando direitinho.