Destaques

“Eles eram maravilhosos, atenciosos e prestativos”

29/06/2021 - 17h03min

Atualizada em 11/07/2021 - 17h04min

Comunidade escolar onde os jovens se formaram em 2019 se uniu em oração por Guilherme e Erick (FOTO) que morreram, bem como pelos gêmeos Matheus e Lucas Muck Batista que ainda permanecem internados (FOTO: divulgação / redes sociais)

Por Cleiton Zimer

Morro Reuter – O impacto da tragédia que ceifou repentinamente a vida dos jovens Guilherme Eich Scholles, 19 anos, e Erick da Silva Neves, 20 anos, ainda não foi assimilado pelos familiares, amigos e conhecidos. Na manhã de segunda-feira, 28, professores e alunos da escola João Wagner, onde os amigos concluíram o Ensino Médio em 2019, se uniram para, juntos, encontrar forças e enfrentar esse momento doloroso. Também foram feitas orações pelos gêmeos Matheus e Lucas Muck Batista, 19 anos, que permanecem internados.

A diretora da João Wagner, Mariléia dos Santos, conta que no domingo pós acidente Morro Reuter amanheceu cinza e triste, sem a luz dos jovens que continuam sendo amados. “Eles eram meninos maravilhosos, atenciosos e prestativos”. Ressaltou que Guilherme e Erick sempre estavam dispostos a ajudar no que fosse preciso. “E eram atenciosos indiferentemente se fosse com uma criança, adolescente ou idoso. Eram muito queridos aqui na escola. Se dedicavam em tudo”.

“Inteligentes, maduros e, ao mesmo tempo, moleques”

Márcia Maria Zimmermann Johann foi professora de Língua Portuguesa e Literatura dos jovens no segundo ano. No terceiro ano atuou como coordenadora e substitui a professora de Inglês deles por um tempo. Ela organizou o momento de reflexão e relembrou que eles estavam sempre sorrindo, indiferentemente da situação. “Para debates tinham ideias inteligentes, eram maduros e, ao mesmo tempo, moleques”.

Lembrou que, se alguma dissertação não fossem bem, olhavam a nota, davam uma “risadinha” e arrumavam o que tinha de errado. “Se fosse muita atividade, reclamavam com argumentos interessantes, mas faziam mesmo assim”. Nas aulas de inglês era uma loucura. Como jogavam sabiam muito de inglês. Eles ainda faziam teatro e encenavam cenas. “Eram aulas boas, divertidas”.

Continuando em oração

A escola continuará fazendo momentos de oração, tanto para encontrar forças diante da perda dos amigos, bem como pela saúde dos gêmeos que ainda permanecem no hospital. “E pedimos aos alunos que continuassem a orar em casa e mandar energias positivas para os familiares de todos”.

Gêmeos permanecem internados

Matheus permanece internado no HPS de Canoas. Seu quadro é considerado grave, está com ventilação mecânica e sedado.

Lucas está no Hospital Geral de Novo Hamburgo e seu estado clínico é estável.

Corolla colidiu lateralmente em árvore

Lateral esquerda ficou destruída; Guilherme estava na direção e Erick no banco traseiro (Créd. Mauri Marcelo Toni Dandel)

Os quatro amigos estavam voltando do cinema na noite de sábado, 26, onde assistiram à estreia de Velozes e Furiosos 9 em Novo Hamburgo. Chovia muito. Por volta das 19h30, ao chegar no trevo de acesso do bairro Moinho Velho em Dois Irmãos, na BR-116, Guilherme perdeu o controle do Toyota Corolla, saiu da pista, subiu parcialmente no barranco e se chocou lateralmente contra uma árvore de plátanos, atingindo o lado esquerdo do carro; o Corolla rodopiou e voltou para a pista.

Guilherme, que completaria 20 anos no dia seguinte, morreu na hora; seu corpo ficou preso às ferragens. Erick foi resgatado com vida mas morreu duas horas depois durante atendimento médico. Feridos, os gêmeos foram socorridos e encaminhados para os hospitais da região.

Inquérito apura as circunstâncias

A Polícia Civil de Dois Irmãos, coordenada pelo delegado Felipe Borba, instaurou um inquérito para apurar o acidente. Câmeras de videomonitoramento dos arredores dão embasamento à noite do ocorrido e permitem uma análise das circunstâncias.

Até o momento, pelas imagens, pôde-se verificar que o Corolla estava em velocidade superior aos demais carros que trafegam na via no momento.

Na ocorrência feita na DPPA foi relatado que uma Jeep Compass branca teria fechado a frente do veículo. Entretanto, pode haver um ruido nessa informação. Segundo Borba, ao falar com essa pessoa na segunda-feira, ela relatou que a fala dela pode ter sido mal interpretada na noite do ocorrido.

Um casal de idosos estava no Compass. O Corolla os teria ultrapassado e, logo em seguida, perdido o controle. Os idosos teriam parado para chamar por socorro e, quando a mulher começou a passar mal, teria sido necessário sair do local.

Mais imagens serão analisadas e pessoas ouvidas, inclusive os gêmeos que permanecem internados assim que esses tiverem condições de falar.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário