Destaques

Em Linha Nova, médico que atua há 13 anos no município foi o primeiro a ser vacinado

20/01/2021 - 10h02min

Atualizada em 20/01/2021 - 10h33min

Linha Nova – Por volta das 8h30 desta quarta-feira, 20, o município aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em um dos profissionais mais antigos do Centro de Saúde de Linha Nova. Morador de Caxias do Sul, o doutor Fernando Gazzola atua como clínico geral do município há 13 anos e, de acordo com os colegas, costuma ser o mais requisitado pela população para os atendimentos.

Trabalhando em postos de saúde de outras cidades pela região, ele conta que vivenciar a pandemia tão de perto foi uma tarefa complicada, tanto pelos pacientes que testavam positivo para a difícil doença quanto pela população que, principalmente no início, se mostrava relutante em tomar os cuidados necessários. Desta forma, para Fernando, a chegada da vacina representa o começo de um momento aguardado por todos.

“É uma emoção muito grande fazer parte deste momento. Foi algo pelo qual tanto esperamos e agora começa a se tornar real. Acredito que a vacina vai nos auxiliar muito e também nos trará mais calma”.

No total, o município recebeu na tarde de ontem 10 doses da vacina. As outras nove, serão aplicadas durante o dia de hoje em enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no Centro de Saúde de Linha Nova. De acordo com o secretário da Saúde de Linha Nova, Nicolau Haas, foi preciso selecionar os profissionais que atuam mais diretamente com o setor de Covid-19, já que, no total, a equipe de saúde possui 27 atuantes, mas não há vacinas suficientes no momento.

“Lamentamos pela quantidade que recebemos neste momento, mas, de qualquer forma, ficamos felizes por estarmos começando a ter acesso a algo que pode ser um barreira contra esta doença”.

Nicolau destaca que, mesmo enquanto não haviam certezas em relação a quando a vacina chegaria, o município já estava se preparando para garantir que teria a estrutura necessária a receber. Por conta disto, chegaram a comprar mais agulhas para certificar que conseguiriam atender a toda a população. No entanto, mesmo com o material garantido, ainda não previsão de quando a população poderá ser vacinada, já que as doses serão distribuídas pouco a pouco pelo Estado.

Diretamente envolvida com os assuntos relacionados a Covid-19 e a vacinação no município, a enfermeira responsável pelo setor, Marina Fadrique, também será uma das pessoas a ser vacinada ainda hoje. Ela conta que, em meio a situação pandêmica, poder iniciar a vacinação no município, mesmo que em pequena proporção, já é um “alívio”.

“A vacina nos trará uma certa tranquilidade. Queríamos também estar podendo fornecer a população e para os demais profissionais da saúde. Mas, foi um passo que foi dado e isto já é bem importante”.

Sair da versão mobile