Destaques
Em menos de uma semana, três mortes por Covid-19 foram registradas em Nova Petrópolis
Nova Petrópolis chegou a 87 óbitos em decorrência de complicações da Covid-19. As três últimas mortes foram registradas em um intervalo de apenas quatro dias, entre 9 e 13 dias. Somando com as vítimas de janeiro, já são cinco perdas em 2022 e quase três mil casos somente neste ano. Os números mostram gravidade depois de um tempo de relativa estagnação nos casos.
Antes dos atuais cinco óbitos, a última vez que o mesmo número de mortes havia sido registrada foi no período de 8 de setembro a 5 de novembro. Na ocasião, seis pessoas perderam a vida em uma época em que muitos ainda não haviam tomado segunda dose da vacina. No mesmo período, 8 de setembro a 5 de novembro, somente 272 casos positivos foram registrado, número muito abaixo dos atuais 2.203 diagnosticados entre 19 de janeiro, data da primeira morte deste ano, e 13 de fevereiro, a quinta.
- Polícia Civil intercepta venda de perfumes falsos em Nova Petrópolis
- Presença de gestor da Corsan na Câmara de Nova Petrópolis é adiada
- Idosa de Nova Petrópolis completou 101 anos de idade
- Escola de Nova Petrópolis recebe projeto do Sesi para tempo integral
Vítimas tinham comorbidades
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Martim Wissmann disse que este aumento no contágio tem relação com a variante ômicron e que, de fato, os últimos óbitos estão acima da média registrada no período anterior. “Por outro lado, para uma análise mais aprofundada de causas, é necessário estudar a situação de cada paciente. Isso é feito, mas não é divulgado de forma detalhada, para não expor as pessoas envolvidas. O que podemos afirmar é que as cinco mortes ocorridas nesse período tiveram relação com comorbidades”, disse.
Sistema 3As
Questionado sobre um possível aumento de restrições em Nova Petrópolis, Wissmann respondeu que desde a implantação do Sistema 3As, a região vem atuando de forma conjunta e todas as medidas de enfrentamento à pandemia são discutidas regionalmente. A região da Amesne ainda pode vir a implantar restrições, mas pela amostragem de Nova Petrópolis, os últimos dias apresentam sinais de redução nos indicadores da pandemia, principalmente a procura por atendimento médico/testagem e o número de casos ativos.
Sobre a continuidade dos eventos do Verão no Jardim da Serra Gaúcha, o secretário resslatou que eles estão autorizados segundo os protocolos vigentes do Sistema 3As. “Temos realizado eventos com medidas extras de prevenção, como a disposição do público em áreas com cadeiras. Em algumas situações, já tivemos eventos adiados. Quanto aos próximos eventos, seguiremos avaliando”, finalizou.
Vítimas de 2022
- 19/01/2022 – Homem, 69 anos
- 20/01/2022 – Mulher, 88 anos
- 09/02/2021 – Mulher, 91 anos
- 11/02/2022 – Homem, 86 anos
- 13/02/2022 – Homem, 40 anos