Destaques

Em Morro Reuter, idosos serão vacinados contra a gripe em casa

20/03/2020 - 10h22min

Quase 1 mil idosos serão vacinados nas suas casas em Morro Reuter (Cred. Ilustrativa/Divulgação)

Morro Reuter – O município está implantando um atendimento personalizado e inédito para vacinar os idosos contra a gripe, cuja campanha inicia na próxima segunda-feira, 23. O primeiro grupo de risco inclui idosos e profissionais da saúde. Cinco equipes da Secretaria de Saúde farão atendimento à domicílio, vacinando todos os 971 idosos em suas casas, evitando, assim, aglomerações e filas na Unidade Municipal de Saúde. Após a vacinação do grupo de idosos e trabalhadores de saúde, serão vacinados os outros dois grupos prioritários atendidos pela campanha, que segue até 23 de maio. 

A prefeita Carla Chamorro e a secretária de Saúde, Ana Cláudia Menna Barreto, enfatizam que este atendimento a domicílio foi montado como forma de preservar a saúde e isolamento dos idosos em casa, segundo orientações do Ministério da Saúde. “Nossa meta é, em uma semana, vacinar todas as pessoas com mais de 60 anos”, salienta a prefeita Carla Chamorro. “O cronograma da vacinação está sendo divulgado a todos pelas Agentes Comunitárias de Saúde, então pedimos que os idosos aguardem a vacinação em suas casas e fiquem tranquilos, que todos receberão a vacinação”, destaca a secretária, salientando que as equipes de vacinadores serão acompanhadas pelas Agentes Comunitárias de Saúde.

*Cronograma de vacinação de idosos, em Morro Reuter:

-Dia 23/03: Fazenda Padre Eterno, Franckentahl, São José do Herval e Centro

-Dia 24: Walachai e Centro

-Dia 25: Linha Cristo Rei, Picada São Paulo e Centro

-Dia 26: Birckenthal e Centro

-Dia 27: Centro

*Etapas da vacinação:
1º fase – de 23/03 a 15/04: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;
2ª fase – de 16/04 a 08/05: professores; profissionais das forças de segurança e salvamento;
3ª fase – de 09/05 a 23/05: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; presos; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Sair da versão mobile