Destaques

Em Santa Maria do Herval está acabando a água até para os frangos nos aviários

03/05/2020 - 14h31min

Aviários são responsáveis por grande parte da arrecadação no setor primários de Santa Maria do Herval. (foto: Cleiton Zimer)

Herval – De acordo com o secretário de Agricultura, Jaime Morschel, os prejuízos causados pela estiagem são grandes na agricultura. Mas além disso, outra cadeia do setor primário que começa a sentir as perdas é a produção de frangos pois não tem mais água para as aves. “Há meses estão sendo abertos poços gratuitamente, levado água potável e para os animais. Mas não temos condições de manter isso. O pessoal que possui aviários, com frangos alojados, estamos ajudando, levando água com trator e com caminhão-pipa. Porque não vamos deixar nenhum frango morrer por falta de água. A gente conta os dias para esses frangos saírem dos aviários porque quase não estamos mais dando conta”.

Vídeo: fogo continua se alastrando pela mata em Santa Maria do Herval

Parar a produção

A orientação da Secretaria de Agricultura é para que os avicultores que não possuem água garantida não voltem a alojar frangos antes de normalizar a situação. “Tem alguns que estão insistindo em querer colocar novos frangos nos aviários, mas, infelizmente, não teremos mais condições de ajudar esse pessoal. Sei que é ruim perder um lote inteiro ou ficar dois meses sem alojar frango. Tenho consciência dos prejuízos que isso causa porque muitos tem financiamentos. Mas estamos todos no mesmo barco. Todo mundo está sofrendo com a estiagem, com o coronavírus. A ideia é se ajudar e tentar poupar água. Se não voltar a chover logo, não tem mais condições de segurar as pontas. A situação está se agravando a cada dia. Eu não sei mais até onde a gente vai conseguir segurar essa situação”, lamenta Jaime.

Herval perfura poço para tentar conseguir mais água em meio à estiagem

 

Sair da versão mobile