Destaques
Empresa de Nova Petrópolis fornece iluminação para o estádio do Juventude
Nova Petrópolis – A Haufer Lighting Solutions, empresa de iluminação LED foi a escolhida para fornecer e instalar os novos refletores no estádio Alfredo Jaconi, casa do Juventude. O Juventude é o primeiro clube do Estado com a tecnologia de LED em seu estádio.
A mudança na iluminação é uma exigência da CBF para a disputa da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, e faz parte de uma série de melhorias que o clube de Caxias do Sul precisou fazer para disputar a competição. Como todas as partidas terão o recurso do árbitro assistente de vídeo (VAR), a iluminação nova era necessária para que todas as partes do campo sejam vistas da mesma forma e, assim, evitar erros ao traçar linhas de impedimento, por exemplo.
De acordo com os responsáveis pelas vendas e parte técnica, Eleando Novello e Fernando Spaniol, respectivamente, a Haufer venceu uma concorrência de outras empresas com atuação no Brasil e no mundo. “Isso mostra que Nova Petrópolis tem empresas muito capacitadas em diversos setores. Temos profissionais com mais de 10 anos de experiências e essa foi a primeira vez que trabalhamos com estádio de futebol e estávamos preparados para isso”, explicam.
O projeto começou há cerca de um ano. Primeiro foram feitos os estudos luminotécnicos no estádio e apresentadas quais eram as necessidades. Assim, para a primeira fase, parte do projeto foi executado, sendo instaladas as 14 luminárias que complementam os refletores tradicionais já existentes. “Todo o campo recebe a luz de forma igual a partir de agora”, disse Novello.
Economia
As novas luminárias reduzem o consumo de energia em pelo menos 70% em relação aos refletores tradicionais. Além disso, outra vantagem nas luminárias LED, é que o acendimento é imediato, sem a necessidade de esperar as lâmpadas aquecerem. Cada módulo possui seu próprio sistema e, portanto, se um dos quatro conjuntos tiver problemas e apagar, os outros três módulos de cada luminária permanecem acesos. Outro ponto positivo é que a vida útil das luminárias é de aproximadamente 10 anos sem que haja nenhum imprevisto da natureza, como raios.
Para a segunda fase do projeto, está prevista a implementação de novos refletores no Alfredo Jaconi e, na terceira fase, a substituição completa dos atuais por luminárias LED. Tudo depende das projeções financeiras do clube que, neste ano, tem apenas mais o Brasileirão em disputa.
O Juventude estreou no campeonato no último sábado, 29, e empatou em 2 x 2 com o Cuiabá fora de casa. Mas a primeira partida em casa será no domingo, 6, contra o Athlético Paranaense, às 18h15, horário em que a nova iluminação já poderá ser vista.