Destaques
Empresa ivotiense desmente rumor de funcionários com coronavírus
Ivoti – Circulou pelo município nesta semana um rumor envolvendo dois funcionários do Grupo Dass, que supostamente poderiam ter contraído o coronavírus por estarem em viagem à Itália, durante a participação da empresa em uma feira de calçados em Milão, a MICAM. Os profissionais teriam retornado a Ivoti e seguindo suas rotinas normalmente na empresa, apresentando sintomas que poderiam estar ligados ao surto mundial.
A equipe de jornalismo do Diário foi contatada por moradores que tomaram conhecimento da suposta história, afim de buscar esclarecimentos junto a empresa e instigar o Poder Público, para monitorar o que poderiam ser os primeiros casos da doença na região.
A secretaria da Saúde foi indagada pelo jornal se estava ciente dos supostos casos e estabeleceu contado com o Grupo Dass, que se pronunciou através de nota, desmentindo os boatos sobre o episódio. Entre as manifestações, a Dass assegura que “no retorno (de Milão), estes colaboradores passaram pela avaliação médica da Saúde Ocupacional da Unidade – um procedimento adotado pela empresa para as pessoas que voltaram de viagem de áreas em que há maior incidência do vírus – e ambos se encontram sem nenhum sintoma desde que retornaram. Estão trabalhando normalmente e não apresentam nenhum risco”.
Como nasceu a suspeita
O primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil veio através de um empresário de 61 anos, morador de São Paulo, que retornou de viagem a Milão no último dia 25 de fevereiro. O homem teve a doença diagnosticada após dois exames confirmados para a infecção por Covid-19. O vírus, que começou na China, já se espalhou para diversos países, entre eles a Itália, onde já foram registradas 52 mortes.
O principal foco da doença no solo italiano é a região da Lombardia, onde se situa Milão, 60 quilômetros de distância da cidade de Codogno, considerada o epicentro do surto. Os profissionais da Dass participaram da MICAM que encerrou suas atividades em 19 de fevereiro, retornando ao Brasil dois dias após. A MICAM é considerada uma das maiores feiras do mundo para o calçado, com 76 marcas nacionais com muitas representantes da região.